Como descartar thinner

Como descartar thinner? Removedores de tinta como Thinner, Pintoff, Natrielli, Portokoll e outros podem ser perigosos para saúde? Neste post falaremos um pouco sobre o descarte consciente de thinners, para tentar evitar ao máximo a contaminação do meio ambiente.

Maneiras de descartar thinner

Thinners e outros removedores de tinta são produtos químicos tóxicos e nunca devem ser derramados pelo ralo da pia ou vaso sanitário, pois podem causar contaminação do solo e da água.

Além disso o thinner não pode ser reciclado.

Portanto a melhor maneira de se desfazer deste produto é utilizando-o até o final. Caso não vá usar tudo, doe para algum amigo ou vizinho, para que a pessoa utilize todo o conteúdo.

Se não encontrar ninguém para doar, então você precisará endurecê-lo de alguma maneira. Misture o líquido em algum material absorvente como areia de gato, serragem ou jornal picado dentro de um saco. Quando a mistura endurecer, coloque no lixo doméstico, junto do lixo de comida que será levado ao aterro sanitário.

Como descartar thinner
Maneiras de descartar thinner

Mas cuidado! Para manusear o conteúdo do thinner, deixe janelas e portas abertas, para aumentar a ventilação local. Se possível utilize luvas, máscara e óculos. Não manuseie próximo ao fogo ou calor.

Lave a lata de thinner vazia e colque junto do lixo reciclável que será levado pela coleta seletiva. As latas vazias podem ser recicladas.

Para quem estiver pensando no meio ambiente, a dica que damos é evitar o uso do thinner, utilize alguma lixa ou algum tipo de raspador para remover a tinta. Uma vez que não existe opção de descarte saudável.