Como descartar produtos químicos de piscina

Como descartar produtos químicos de piscina? São perigosos para o meio ambeinte? Será que podem ser reaproveitados ou reciclados? Neste post falaremos um pouco sobre o descarte consciente de produtos usados no tratamento de piscinas.

Maneiras de descartar produtos químicos de piscina

Os produtos químicos usados em piscina são algicidas, clarificante, limpa bordas, elevador de pH, redutor de alcalinidade e estabilizador de pH. A verdade é que eles são produtos tóxicos, nocivos para saúde. Não devem nunca ser jogador pelo vaso sanitário ou no ralo da pia, pois irá contaminar tanto a água quanto o solo local.

Infelizmente esses produtos não podem ser reciclados.

Maneiras de descartar produtos químicos de piscina
Maneiras de descartar produtos químicos de piscina

Caso não vá mais utilizar, procure alguma pessoa que você possa doar para que ela utilize todo o conteúdo e não seja necessário o descarte.

Se não tiver ninguém para doar, então você terá que tomar algumas medidas:

  • No caso de produtos químicos de piscina que são sólidos, podem ser colocados no lixo comum com a comida, que será levado ao aterro sanitário.
  • No caso de produtos químicos líquidos, você precisará solidificá-los. A melhor maneira é misturando com pedaços de jornais picados ou serragem. Deixe eles absorverem todo o líquido, dê tempo para a mistura endurecer.
  • Alguns produtos como “Elevador de pH“, “Redutor de pH” e “Estabilizador de pH” possuem recomendação de descarte por incineração, verifique o rótulo do seu produto e não faça o descarte como explicado nos tópicos acima.

Tenha cuidado ao manusear estes produtos! Os algicidas causam irritação nos olhos e na pele, o limpa borda causa irritação nos olhos, pele e mucosas. Os clarificantes podem causar irritação do aparelho respiratório quando inalado, além de causar irritação na pele e ser corrosivo para olhos e mucosas.

As embalagens podem ser bem enxaguadas para remover todo conteúdo e colocadas com os produtos plásticos que são recolhidos pela coleta de reciclagem. Se onde você mora não tem coleta, entre em contato com a prefeitura e verifique o endereço, eles possuem cadastro de todos esses tipos de empresas.