Como descartar telhas shingle de asfalto

Como descartar telhas shingle de asfalto? Vai remover algumas telhas shingles do telhado e não tem idéia do que fazer com elas? Será que podem ser recicladas para evitar a contaminação do meio ambiente? Neste post falaremos um pouco sobre o descarte consciente de telhas de asfalto, conhecidas como telhas shingles.

Maneiras de descartar telhas shingle de asfalto

Muitas pessoas não sabem, mas o asfalto é sim um produto reciclável, que pode ser reaproveitado na construção de estradas. Como as telhas shingles são feitas de asfalto, elas também podem ser recicladas.

Na reciclagem é usada a técnica de fresagem, onde o asfalto envelhecido que seria descartado, é renovado utilizando-se novas misturas. É uma maneira de economizar dinheiro recuperando o asfalto que seria jogado fora.

No Brasil não encontramos alguém que faça reciclagem específica de telhas shingles, mas existem empresas como a Wirtgen Group e a ArrMaz que trabalham com a reciclagem de asfalto.

Como descartar telhas shingle de asfalto
Maneiras de descartar telhas shingle de asfalto, pode reciclar?

Caso tenha muita quantidade você pode entrar em contato com empresas desse tipo para verificar se eles podem recolher as telhas shingles na sua casa.

Não encontrando nenhuma empresa, verifique se tem alguém que quer utilizar as telhas na casa dele. Assim o produto poderá ser aproveitado até não ser mais possível.

Não havendo ninguém para doar, você precisará chamar a empresa de entulho da sua cidade, eles poderão recolher as telhas de asfalto. Caso não possuam opção de coleta na residência, você mesmo pode deixar as telhas no local que aceita resíduos de construção.

2 comentários em “Como descartar telhas shingle de asfalto”

  1. Parabéns pelo artigo, existe um escassez desta informação de descarte. Preciso de ajuda para saber se posso reaproveitar a agua da chuva de telhado shingle, para molhar a horta (folhas e solo), se há algum resíduo químico canceriano ou prejudicial a saúde humana e animal

    • Olá Costa
      De acordo com o site da empresa EBMUD (empresa de água dos Estados Unidos), as telhas de asfalto podem sim liberar toxinas na água, e não é aconselhável utilizá-la para regar plantas. Aqui: “Consider roofing material. While any material is usually acceptable, asphalt shingles may leach toxins and should not be used to collect water for vegetable gardens.”

      Portanto tenha cuidado se está pensando em fazer isso. Talvez seja melhor conversar com algum especialista nesta área para poder informar melhor o que pode ser feito.

Os comentários estão encerrado.