Como descartar detectores de fumaça

Como descartar detectores de fumaça fotoelétricos e iônicos? Será que eles podem ser reciclados para não destruir o meio ambiente? Neste post falaremos um pouco sobre descarte consciente do detectores de fumaça.

Dicas para descartar detectores de fumaça

Existem diversos tipos de detectores de fumaça, sendo que os mais comuns são os fotoelétricos e os iônicos. Eles não devem ser descartados da mesma maneira e também não devem ser descarados junto ao lixo comum de cozinha, lixo orgânico.

Os detectores fotoelétricos são chamados assim pois transformam luz em eletricidade. Eles possuem uma fonte de luz de um lado e o sensor do outro, quando o feixe de luz é interrompido, também é interrompida a condução da corrente elétrica. É isso que faz soar o alarme do detector.

Esses detectores de fumaça fotoelétricos não são considerados resíduos tóxicos. Mas contêm partes plásticas e circuitos que podem ser reciclados. Procure um posto de reciclagem de eletrônicos ou de plástico na sua cidade. Caso não tenha coleta, verifique o endereço com a prefeitura e entregue você mesmo no local.

Como descartar detectores de fumaça
Dicas para descartar detectores de fumaça

Já os detectores de fumaça iônicos possuem uma fonte de eletricidade conectada a uma câmara de ionização, essa câmara contém ar e uma pequena quantidade do metal radioativo amerício-241. Ele possui placas metálicas nas extremidades da câmara, energizadas por corrente contínua. O ar ionizado conduz a eletricidade entre as placas, quando a fumaça penetra na câmara, a corrente interrompe e soa o alarme. Normalmente este tipo de detector tem rótulo de aviso na parte detrás do aparelho.

Esses detectores de fumaça iônicos são considerados resíduos tóxicos. Eles são muito seguros enquanto o material radioativo está preso na câmara de metal dentro do dispositivo preso no teto. Se alguém tentar abrir e destruí-lo, poderá se expor ao material radioativo. Portanto eles precisam de cuidados especiais e não podem ser enviados para qualquer tipo de reciclagem.

No Brasil o IPEN em São Paulo aceita esses tipos de produtos (rejeitos radioativos) para o descarte consciente, veja aqui como entrar em contato com eles. O CDTN em Minas Gerais e o Instituto de Engenharia Nuclear no Rio também parecem receber esses resíduos tóxicos.

Infelizmente o serviço não parece estar disponível em todos os estados brasileiros. A melhor forma de verificar é entrando em contato com a prefeitura para saber se tem algum local de descarte de rejeitos radioativos.

Nunca descarte detector de fumaça no lixo doméstico, principalmente se for o radioativo. Esses equipamentos poderão causar destruição do meio ambiente e prejuízos para gerações futuras.