Como descartar aspirador de pó

Como descartar aspirador de pó? Ele pode ser deixado para ser recolhido pela coleta de lixo do aterro sanitário? Será que pode ser reciclado para evitar a destruição do meio ambiente? A seguir falaremos um pouco sobre o descarte consciente de aspirador de pó.

Dicas para descartar aspirador de pó

Os aspiradores de pó são produtos eletrônicos, são feitos de partes plásticas e circuito elétrico. Portanto não devem nunca ser descartados no lixo comum da casa, que vai para o aterro sanitário. É um produto que não se decompõe facilmente, e irá se acumular no aterro, trazendo prejuízos para gerações futuras.

O ideal é utilizar o aspirador de pó até que não seja mais possível. Caso você esteja pensando em trocar o seu, doe o aspirador antigo para algum conhecido ou familiar.

Não havendo alguém para doar, você pode tentar contato com o fabricante do aspirador de pó. Normalmente os produtos eletrônicos possuem opção de logística reversa, você envia o produto com defeito e eles fazem o descarte consciente. Basta procurar pelo site da marca do seu aspirador de pó no Google e clicar em “Contato” no site do fabricante.

Como descartar aspirador de pó

O fabricante irá fazer o descarte consciente, enviando para os postos de reciclagem corretos as partes do aspirador de pó. Evitando assim que o produto seja jogado na natureza.

Quem não conseguir contato com o o fabricante, pode deixar o equipamento separado junto dos produtos que são recolhidos pela coleta de reciclagem de produtos eletrônicos. Caso na sua cidade não tenha coleta, entre em contato com a prefeitura, pois eles possuem cadastro dessas empresas. Você pode entregar o produto no local pessoalmente.

Evite sempre jogar no lixo comum, além de prejudicar o meio ambiente, pode ser que a coleta de lixo nem esteja autorizada a levar um equipamento grande como o aspirador. O produto ficará na rua trazendo outros problemas para seu bairro.