Como descartar limpa telhas

Como descartar limpa telhas? Podem ser despejados pela ralo da pia ou pelo vaso sanitário? Será que são tóxicos e podem matar fauna e flora? Neste post explicaremos um pouco sobre o descarte consciente de produtos químicos limpa telhas, sempre pensando na preservação do meio ambiente.

Dicas para descartar limpa telhas

Os produtos químicos limpa telhas são produtos tóxicos e, infelizmente não podem ser reciclados. Eles nunca devem ser jogados pelo ralo da pia ou pelo vaso sanitário, pois causam contaminação tanto da água quanto do solo, trazendo riscos para fauna e flora local, além das pessoas que moram por perto.

Os limpa telhas com CL50 e CE50 são considerados altamente tóxicos para organismos aquáticos. Também não se sabe quanto tempo permanecem no ambiente, acredita-se que demoram muito para degradar. Os que contêm butilglicol também são considerados perigosos pois podem interferir no ecossistema local.

Não importa sua composição, esses produtos devem ser manuseados com muito cuidado, usando luvas e óculos, pois podem causar vários problemas de saúde para a pessoa que entrar em contato com eles.

Portanto a dica é utilizar o produto limpa telhas até o final. Se não puder utilizar, tente dar para algum amigo, vizinho ou conhecido, para que a pessoa use até acabar por completo.

O recomendado para esses produtos é o descarte junto com outros produtos tóxicos, normalmente cada estado tem sua regra em relação a eles. Na ficha de informação de segurança vem escrito “Deve ser eliminado como resíduo perigoso de acordo com a legislação local”. Portanto caso tenha muita quantidade para descarte, tente entrar em contato com a prefeitura para saber o local de descarte de produtos tóxicos.

Dicas para descartar limpa telhas
Dicas para descartar limpa telhas

Quem não tiver muita quantidade, pode misturar o produto com pedaços de jornal picado (ou areia de gato ou algo absorvente) para que o produto solidifique. Depois coloque tudo dentro de um saco e jogue com o lixo comum para ser levado ao aterro sanitário. Assim o líquido irá demorar para entrar em contato com solo e água, evitando a contaminação.

Se não tiver nenhum produto absorvente, então misture a quantidade que você tiver com muita água, para diluir o máximo possível. Somente depois que estiver muito diluído despeje pelo ralo ou vaso sanitário. Mas é importante que esteja bem diluído.

Nunca reutilize a embalagem vazia para guardar outros produtos, pois os mesmos ficarão contaminados. Lave a embalagem de plástico com bastante água e separe com produtos plásticos que serão coletados pela reciclagem.