Como descartar cinza de churrasco

Como descartar cinza de churrasco? Ela pode ser descartada pelo ralo ou no vaso sanitário? Será que não pode ser reaproveitada para alguma outra coisa ao invés do descarte? Neste post falaremos um pouco sobre como se desfazer das cinzas de carvão de churrasco.

Dicas para descartar cinza de churrasco

A primeira coisa que você deve fazer é deixar a cinza descansar por 48 horas (dois dias), para que ela esfrie por completo e não corra o risco de queimar algum saco ou pacote que você use para pegá-la. Quem preferir pode jogar água na cinza e restos de carvão, para acelerar o processo de resfriamento, jogue e mexa no carvão para ter certeza que está molhando tudo por igual.

As cinzas e sobras de carvão não podem ser recicladas. Por isso o ideal é reaproveitá-los nas plantas e hortas, desde que não esteja com sal e gordura. O carvão vegetal é rico em potássio e vários outros nutrientes como magnésio, cobre e manganês. Além disso ele aumenta o pH do solo, deixando o mesmo mais alcalino.

O carvão e suas cinzas também são bons para manter a umidade do vaso ou do solo e protege contra as ervas daninhas.

Como descartar cinza de churrasco carvão
Dicas para descartar cinza de churrasco carvão

Quem fizer compostagem em casa pode utilizar as cinzas e restos de carvão para aumentar o teor de carbono no composto.

Se você não tiver plantas, pode colocar os pedaços de restos de carvão dentro de um saco com furinhos e deixar dentro da geladeira para remover odores desagradáveis.

Não havendo opção, coloque em saco e jogue no lixo comum de cozinha juno do lixo orgânico que será levado para o aterro sanitário. Não jogue pelo ralo da pia ou vaso sanitário, para não correr o risco de causar entupimento na encanação.