Descartar faca de cozinha, como e onde descartar

Como e onde descartar faca de cozinha? Tem algumas facas antigas que estão enferrujadas e não sabe o que fazer? Será que é para jogar direto no lixo comum ou a faca pode ser reciclada? Tem locais que aceitam facas usadas? Veja agora a melhor maneira de descarte de facas de cozinha.

Descartar faca de cozinha

Em primeiro lugar é preciso verificar se as facas estão em boas condições, se estiverem você poderá doar para algum conhecido ou familiar. Facas podem ser afiadas e duram por anos. Alguns bazares também aceitam facas para serem vendidas.

Várias facas juntas, como descartar faca de cozinha
Descartar faca de cozinha, como e onde descartar

Entretanto se elas estiverem ruins e não puderem ser reaproveitadas é preciso verificar o material para saber se poderão ser recicladas. Facas de aço inoxidável ou aço inoxidável com plástico podem ser recicladas. Neste caso é só entregar o material no posto de reciclagem da sua cidade, verifique na Prefeitura o endereço. Lembre-se de limpar a faca antes de entregar no local, embale-a no papelão com fita adesiva e coloque em uma caixa, para não haver perigo ao trabalhador.

Não havendo posto de reciclagem na sua cidade existe a opção devolver a faca ao fabricante, pois no Brasil temos a logística reversa para descarte produtos que ameaçam saúde ou meio ambiente. O fabricante ficará responsável pelo descarte consciente. Procure pelo telefone do fabricante na página oficial da marca da faca.

Curso de Reciclagem: Ideias geniais para fazer em casa.

Em último caso você terá que jogar na lixeira comum do lixo que será recolhido para ser levado ao aterro sanitário. Neste caso tome as seguintes precauções para não prejudicar o trabalhador ou catador de lixo:

  1. Lave as facas
  2. Coloque papelão em volta delas, se tiver apenas jornal coloque bastante pois a faca corta o papel, amarre com fita adesiva
  3. Coloque dentro de uma caixa de plástico, garrafa pet ou caixa de metal, se for garrafa pet corte no meio e depois prenda o meio com uma fita (tem que ser material resistente senão não adianta)
  4. Escreva na caixa “Cuidado facas afiadas”
  5. Jogue no lixo comum da casa

Resumindo

Enfim, podemos concluir que:

  • A doação é a melhor maneira de descarte de faca de cozinha
  • Não sendo possível doação, embale bem e envie para reciclagem ou devolva ao fabricante
  • Se nem isto for possível, embale bem e jogue no lixo comum

Deixe um Comentário