Como descartar filtro de óleo dos veículos

Como descartar filtro de óleo dos veículos que são resíduos de oficinas? Podem ser jogados no lixo comum que é levado ao aterro? Será que podem ser reciclados? Neste post explicaremos sobre o descarte consciente de filtros de óleo de veículos, para evitar a destruição do meio ambiente.

Dicas para descartar filtro de óleo

Os filtros de óleo automotivos são considerados lixos tóxicos, e não devem nunca ser jogados no lixo que é levado ao aterro sanitário. Ele irá causar contaminação do meio ambiente e trazer perigos para saúde pública.

São considerados resíduos sólidos da “Classe 1: perigosos”. Também fazem parte dessa Classe o óleo lubrificante usado ou contaminado, acumuladores elétricos à base de chumbo, lâmpadas com vapor de mercúrio e iodos gerados na pintura industrial. São produtos que apresentam inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.

Os filtros automotivos devem ser colocados em um local para escorrer o máximo de óleo automotor possível. Esse óleo também deve ser separado para descarte consciente. Depois de escorrido, devem ser acondicionados em tonéis em local coberto para evitar avaria do tonel.

Como descartar filtro de óleo
Dicas para descartar filtro de óleo

Esses tonéis podem ser enviados para reciclagem, o processo é feito pela Abrafiltros. Na reciclagem o metal é encaminhado para siderúrgicas, o óleo contaminado para rerrefino e os outros componentes para serem usados como combustível alternativo para queima de fornos em cimenteiras. É um processo caro e nem sempre disponível para todos.

O procedimento com a Abrafiltros é feito por logística reversa, os resíduos são enviados para eles e eles fazem a destinação correta dos mesmos. Mas não está disponível em todos os estados brasileiros. É preciso verificar com eles para saber.

O importante é nunca jogar esses resíduos tóxicos no lixo comum, eles irão trazer prejuízos para gerações futuras.

Deixe um Comentário