Como descartar peças de metais dos veículos

Como descartar peças de metais dos veículos? Tem peças de carro velhas e não sabe o que fazer com elas? Será que podem ser recicladas? A seguir trazemos algumas dicas de descarte consciente de autopeças (molas, vela, junta do cabeçote, disco de freio, amortecedor, radiador, válvula, entre outras).

Maneiras de descartar peças de metais dos veículos

As peças automotivas são feitas de material metálico, elas se enquadram na Classe II-B de resíduos inertes da norma NBR 10004 junto de sucatas de ferro, areia, entulhos de demolição e outros. São materiais que não sofrem transformações químicas ou biológicas quando em contato com água, ficam inalteradas por muito tempo.

As peças de carro velhas devem ser estocadas em local coberto até o momento de serem descartadas.

Você pode enviar essas autopeças para alguma reciclagem de produtos metálicos ou enviar para um ferro velho. As peças serão fundidas para criação de novos produtos.

Como descartar peças de metais dos veículos
Dicas para descartar peças de metais dos veículos

Mesmo que você tenha poucas peças de carro, você pode entregar pessoalmente na reciclagem de metais da sua cidade. Se não souber onde fica, entre em contato com a prefeitura pois eles possuem registro dessas empresas.

Evite sempre jogar no lixo comum que é levado ao aterro sanitário. Apesar de ser um resíduo inerte, que não contamina, ele pode trazer problemas para gerações futuras como enchentes e propagação de dengue com acúmulo de água. As peças automotivas levam anos e anos para se decompor no meio ambiente.