Como descartar canetas e lápis usados

Como descartar canetas e lápis usados? Deve-se jogar no lixo comum de comida? Ou será que pode ser reciclado para não prejudicar o meio ambiente? A seguir falaremos sobre o descarte consciente de caneta e lápis velhos, usados, que você não vai mais utilizar.

Maneiras de descartar canetas e lápis usados

Não jogue canetas e lápis no lixo comum, lápis é até menos pior, pois é de madeira, mas canetas, lapiseiras e outros instrumentos de escrita são feitos de plástico. Portanto irão levar anos e anos para se decomporem no meio ambiente.

Esses tipos de produtos podem ser reciclados. No Brasil temos a opção do TerraCycle, empresa líder global em soluções para resíduos de difícil reciclabilidade. São aceitos os seguintes intrumentos de escrita e suas embalagens:

  1. Lápis grafite
  2. Lápis colorido
  3. Lapiseiras
  4. Canetas
  5. Canetinhas
  6. Borrachas
  7. Apontadores
  8. Marca-texto
  9. Marcadores permanentes
  10. Marcadores de quadro-branco

Basta entrar nesta página oficial do TerraCycle. Desça na tela até o campo “Pontos de coleta”, clique em cima do mapa para abrir os locais de coleta do programa.

Maneiras de descartar canetas e lápis usados
Maneiras de descartar canetas e lápis usados

Vai abrir a página com o mapa do Google mostrando todos os pontos. Clique em “Todos os itens” no menu da esquerda e selecione o estado em que você mora. Depois é só clicar no balãozinho em cima do mapa (para dar zoom é só clicar no botão de + ou -), os detalhes sobre o local aparecerão no menu da esquerda.

As embalagens coletadas são transformados em Pellet, uma matéria prima utilizada na produção de bancos, lixeiras e outros objetos.

Caso tenha dúvidas sobre o serviço, você pode falar com a TerrCycle por telefone ou email:

Se na sua cidade não tiver pontos do TerraCycle, você pode enviar para reciclagem de plástico, metal ou papel, de acordo com o tipo de material que é feita a caneta, lapiseira etc. Mas as cargas das canetas devem ser jogadas no coletor de lixo não reciclável, ou jogadas no lixo comum, se não houver este tipo de coletor.

Não sabendo onde ficam os postos de reciclagem de sua cidade, entre em contato com a prefeitura, pois eles possuem cadastro dessas empresas.