Descarte de sapatos velhos, onde descartar

Descarte de sapatos velhos, qual maneira correta de descartar? É possível reciclar calçados usados que não quer mais? Sapatos e tênis antigos podem ser doados ou existe logística reversa para este tipo de produto no Brasil? Veja abaixo algumas idéias do que você pode fazer com sapatos, tênis e sandálias velhas.

Descarte de sapatos velhos

Infelizmente no Brasil ainda não temos postos de reciclagem de calçados antigos.

Sapatos e tênis velhos, descarte de sapatos velhos
Descarte de sapatos velhos

A melhor opção é doar os calçados velhos para alguma pessoa, se não conhecer ninguém doe para um local de caridade ou brechós ou comunidades.

Existem inclusive alguns sapateiros que aceitam sapatos antigos para serem reformados e vendidos.

Quem tiver paciência pode tentar a restauração do sapato, existem muitos vídeos no YouTube e páginas no Google ensinando a recuperar os mais variados tipos de calçados.

Existe logística reversa para sapatos?

A logística reversa é o processo quando a marca aceita o retorno dos seus produtos já utilizados para eles mesmos fazerem o descarte consciente.

Infelizmente não temos esta regra para as marcas de tênis e sapatos no país. De vez em quando uma marca aparece fazendo algum evento e aceitando sapatos, como aconteceu com a Adidas em 2015 que realizou o programa Pegada Sustentável. Mas estes programas não ficam para sempre, portanto não tem como devolver o sapato antigo para a marca.

Portanto sempre tente doar seus calçados antigos, pois provavelmente ele poderá ser aproveitado por outra pessoa antes de ficar inutilizado.

Deixe um Comentário