Como descartar telhas de cerâmica

Como descartar telhas de cerâmica? Se jogar no lixo comum tem algum perigo para o meio ambiente? Será que elas podem ser recicladas? A seguir falaremos sobre o descarte consciente de telhas cerâmicas.

Maneiras de descartar telhas de cerâmica

As telhas de cerâmica são produzidas com argila que passa por prensagemou extrusão, e queimadas em forno para que tenha as condições necessárias de uso. No Brasil são produzidos anualmente mais de 100 milhões de toneladas de cerâmicas vermelhas.

A cerâmica pode ser reciclada, mas não é muito comum em nenhum país do mundo. Elas podem ser utilizadas em cimentos como o cimento Portland, que é um aglomerante hidráulico resultante da calcinação da argila e do calcário.

Mas infelizmente o processo de reciclagem de telhas de cerâmica não está disponível no Brasil e não é muito comum nem em outros países do mundo. Isso acontece pois o processo é difícil e caro, além de não ter muito mercado para o produto resultante da reciclagem.

Como descartar telhas de cerâmica
Dicas para descartar telhas de cerâmica

Portanto se você tem muitas telhas de cerâmica em casa que ainda estejam boas, verifique algum local onde possa doar o produto para que possa ser reutilizado.

Evite jogar no lixo comum que é levado ao aterro sanitário, pois as telhas levam centenas de anos para se decompor no meio ambiente. Não deixe na rua, com chuvas elas podem virar local para propagação de mosquito da dengue e podem causar entupimento de bueiros. Caso não encontre ninguém para doar, chame empresa que faça remoção de entulho da sua cidade.