Como descartar roupas usadas

Como descartar roupas usadas? Será que podem ser recicladas? O que fazer com as roupas que não queira usar mais? A seguir trazemos algumas dicas para que você evite jogar as roupas junto do lixo orgânico que é levado para o aterro sanitário.

Maneiras de descartar roupas usadas, posso jogar no lixo?

O principal que você deve saber é nunca jogar no lixo comum com restos de comida! Esse é o pior fim para as roupas que você não quer mais usar. Colocando no lixo comum com restos de comida, você estará estragando a roupa e a mesma não poderá ser aproveitada por outra pessoa. Nem mesmo pelas pessoas que catam produtos nos aterros.

Além disso roupas são resíduos têxteis, e só no Brasil são geradas mais de 170 mil toneladas desses resíduos todos os anos! Essa quantidade absurda de tecidos descartados trazem prejuízos para o meio ambiente. Os tecidos são materiais que podem levar mais de 100 anos para se decompor na natureza.

Como descartar roupas usadas
Maneiras de descartar roupas usadas

Portanto o ideal é procurar alguém que esteja precisando da roupa. Doe para um familiar, vizinho ou alguma pessoa que você conheça. Se não encontrar alguém para doar, e as roupas estiverem em condições boas, você pode entregar em bazares que sobrevivem da venda de roupas usadas. Ou até em instituições de caridade.

Roupas podem ser recicladas, mas infelizmente no Brasil não é um processo comum, sendo difícil de encontrar locais que façam este serviço. Existem lojas que recebem roupas usadas, alguns exemplos são:

  • C&A – programa Movimento ReCiclo, em que a pessoa pode depositar a roupa usada em urnas espalhadas pelas suas 160 lojas (veja aqui os endereços).
  • Puket – programa Meias do Bem em que você pode entregar suas meias usadas (veja aqui onde doar)

Você também pode tentar vender as roupas em sites como Mercado Livre, Enjoei e outros. Para facilitar a venda coloque um preço simbólico, só para que alguém compre a roupa e não seja jogada no lixo.

Não encontrando opções, veja se é possível utilizar a roupa como pano para limpeza ou algo do tipo. Assim você utiliza o tecido até não ser mais possível utilizá-lo.