Como descartar cápsulas de café

Como descartar cápsulas de café? Pode jogar no lixo comum? Será que pode reciclar para não prejudicar o meio ambiente? A seguir falaremos um pouco sobre o descarte consciente de cápsulas de café, sempre evitando ao máximo a destruição da fauna e flora.

Maneiras de descartar cápsulas de café

As cápsulas de café não devem nunca ser jogadas no lixo comum que é levado ao aterro sanitário, pois elas são feitas de plástico e alumínio. São produtos que demoram mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente.

Mas a boa notícia é que as cápsulas de café podem ser recicladas.

No Brasil temos a reciclagem da própria Nespresso, que possui mais de 170 postos de coleta espalhados pelo país. Você pode encontrar todos os endereços dos postos nesta página oficial.

Não encontrando local perto de onde mora, é possível enviar as cápsulas vazias para eles pelos Correios. Entre neste formulário e preencha com seus dados. Dentro de categoria de mensagem selecione “Reciclagem: envio de cápsulas usadas”. Eles responderão em 48 horas.

Para as cápsulas de alumínio das marcas L’OR Espresso, Pilão e Illy as cápsulas podem ser enviadas para a empresa TerraCycle. É preciso juntar mais do que 20 cápsulas e depois entrar em contato com eles. Nesta página oficial você encontra todas as informações para envio das cápsulas.

Como descartar cápsulas de café

A TerraCycle faz separação dos materiais da cápsula, enviando o alumínio para processo de fundição e transformados em blocos para fabricação de novos produtos. Já as borras de café são enviadas para compostagem.

Para cápsula do café Melitta também há possibilidade do envio para a TerraCycle. Mas neste caso é necessário juntar, no mínimo, 50 cápsulas. Acesse esta página para fazer o cadastro e participar do programa de reciclagem.

As cápsulas Baggio podem ser descartadas junto dos resíduso recicláveis de plástico. Eles possuem parceria com a eurociclo, as cápsulas são coletadas e recicladas.

Não encontramos informações sobre as cápsulas da Dolce Gusto. Elas são feitas de plástico, pode ser que seja possível enviar para reciclagem de produtos plástico, mas não encontramos informações sobre isso no site oficial da marca.

Para outras marcas tente entrar em contato com o fabricante para saber se possuem opção de coleta das cápsulas (logística reversa), ou se você deve colocar junto dos resíduos plásticos que serão recolhidos pela coleta da sua cidade. Evite sempre jogar no lixo comum.