Como descartar capacete para bicicleta

Como descartar capacete para bicicleta? Os capacetes de ciclismo podem ser reciclados ou devem ser jogados no lixo comum? O que fazer com capacete de ciclismo usado ou estragado? A seguir falaremos um pouco sobre o descarte consciente de capacetes de ciclismo, sempre pensando na melhor maneira de proteger o meio ambiente (quando possível).

Dicas para descartar capacete para bicicleta

Para quem não sabe os capacetes de ciclismo são feitos praticamente de isopor por dentro, e sua camada externa é constituída por plástico ABS, fibra de carbono ou fibra de vidro. Infelizmente é um produto de difícil reciclagem, por isso milhões acabam nos aterros sanitários todos os anos. E para piorar, o plástico e isopor levarão anos e anos para se decompor no meio ambiente.

Mas tanto o isopor quanto o plástico utilizado nos capacetes podem sim ser reciclados. O problema é que não existem muitas empresas que fazem esse serviço, principalmente no Brasil. O que você pode tentar verificar é se a empresa de reciclagem de plástico da sua cidade aceita o capacete, pois eles podem separar o plástico do isopor e realizar o processo de acordo.

Caso não saiba onde tem reciclagem onde você mora, entre em contato com a Prefeitura da sua cidade, eles possuem cadastro de todas as empresas desse tipo.

Devido à dificuldade de reciclagem, é recomendado aos fabricantes que criem produtos para durar mais tempo e não serem descartados com tanta frequência.

Caso a empresa de reciclagem não faça este serviço, você pode fazer reaproveitamento do capacete, utilizando-o em outras coisas que não sejam para proteção da cabeça. Algumas dicas do que você pode fazer com o capacete usado são vasos para plantas e abajures.

Como descartar capacete para bicicleta
Dicas para descartar capacete para bicicleta

Quanto tempo dura o capacete? Como saber se devo jogar fora?

Os capacetes de bike normalmente não vêm com data de validade na etiqueta. Neste caso o recomendado é que o descarte seja feito após uma queda, pois isso já prejudica sua estrutura, mesmo que você não esteja notando algo errado com o capacete.

Se não ocorrer queda, deve-se verificar o uso do capacete. Pois com o uso a espuma interna vai achatando, ficando amassada, o que prejudica sua proteção. E a resistência da fivela e da cinta diminuem. É preciso que a pessoa verifique a olho nu se nota algo errado com o mesmo. Caso o problema seja somente com a fivela ou a cinta, as mesmas podem ser trocadas por novas.