Como descartar caixinha Tetra Pak

Como descartar caixinha Tetra Pak? Pode jogar no lixo comum com lixo orgânico ou deve ser reciclada? A seguir falaremos um pouco sobre o descarte consciente de embalagem longa vida, as caixinhas cartonadas utilizadas na embalagem de leites, sucos, molhos, legumes cozidos e outros alimentos.

Dicas para descartar caixinha Tetra Pak

As embalagens Tetra Pak são feitas de 75% papel cartão (usado para dar a forma e sustentação da caixa), 20% filme de polietileno (para barrar a umidade e não deixar o alimento entrar em contato com o alumínio) e 5% alumínio (que barra entrada de luz e oxigênio). É um tipo de embalagem que é 100% reciclável, no processo o plástico e o alumínio são separados e enviados para outras empresas. Já a fibra do papel cartão é enviada para fábrica de papel para fazer novo papel ou usado em telhas e placas.

Mas apesar de ser reciclável, o processo não é muito simples e não são muitas empresas que fazem no Brasil. De acordo com o CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem), são no total 20 usinas que fazem este serviço no país que fazem reciclagem de 31,3% das embalagens longa-vida (dados de 2019).

Como descartar caixinha Tetra Pak
Dicas para descartar caixinha Tetra Pak

Se na sua cidade houver reciclagem deste tipo de embalagem, deixe separado junto aos produtos plásticos e papel que serão recolhidos pela empresa. Caso não tenha coleta residencial, você pode entregar no posto de reciclagem. Se não souber onde fica, entre em contato com a Prefeitura da sua cidade, pois eles possuem cadastro destas empresas.

Você também pode usar o site Rota de Reciclagem que é uma ação da empresa Tetra Pak a favor da reciclagem e em defesa do meio ambiente. Basta colocar o endereço onde você mora, que ele indica onde pode levar as caixinhas cartonadas.

Caso na sua cidade não exista opção de reciclagem, uma dica é fazer artesanato das embalagens longa-vida, existem várias dicas no Google.

Evite ao máximo jogar no lixo comum, pois elas irão demorar anos para se decompor no meio-ambiente, trazendo riscos para natureza e gerações futuras.