Como descartar piso vinílico

Como descartar piso vinílico? Pode jogar no lixo comum? Será que podem ser reciclados para não se acumularem no aterro sanitário? A seguir falaremos um pouco sobre o descarte consciente de pisos de vinil, sempre pensando na melhor opção para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar piso de vinil

Os pisos vinílicos são feitos de policloreto de vinila, mais conhecido como PVC. É um material 100% reciclável, atóxico, leve, sólido, resistente, impermeável, estável e que não propaga chamas. Além disso os pisos feitos de PVC têm vida útil média de 15 anos e são ecologicamente corretos, pois são fabricados utilizando materiais reciclados.

O ruim no caso da reciclagem do piso de PVC é que ele precisa ser separado de outros materiais que são colocados dentro do produto como os aditivos, cores e outros, e dos produtos usando para prender o produto nos locais, como as colas e adesivos. Por isso não são muitas empresas que fazem este serviço. No Brasil são reciclados 24% de todo PVC descartado, ainda é pouco, mas vem aumentando com os anos.

Como descartar piso vinílico
Dicas para descartar piso vinílico, será que recicla?

Se você tiver uma grande quantidade de piso vinílico para descartar, verifique se na sua cidade tem posto de reciclagem de PVC. Caso não consiga encontrar, verifique com a Prefeitura, pois eles costumam ter o cadastro de todos esses tipos de empresas. Talvez eles possam recolher na sua casa ou você entregar pessoalmente no posto.

Não encontrando local para reciclagem, será preciso entrar em contato com a coleta de entulho. Eles poderão recolher no local e irão dar um descarte para os pisos que não puderem ser reutilizados.