Como descartar cabelo

Como descartar cabelo cortado? Será que restos de cabelo podem ser reciclados ou reaproveitados de alguma maneira? Trazem perigo para o meio ambiente? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de cabelo, para evitar ao máximo a contaminação da natureza.

Dicas para descartar cabelo

O que muitas pessoas não sabem é que os cabelos são sim um problema ambiental. Como são feitos de queratina, um material altamente resistente, eles levam anos para se decompor no meio ambiente. Em alguns casos sua degradação pode levar até 50 anos, o que acaba causando acúmulo nos aterros sanitários e problemas para gerações futuras.

Os cabelos fazem parte do chorume, um líquido poluente originado da decomposição de resíduos orgânicos. O acúmulo de chorume pode causar poluição dos lençóis freáticos e outros manaciais e depósitos aquíferos subterrâneos. Ele contamina o solo local onde é formado, deixando praticamente inutilizável!

Como descartar cabelo
Dicas para descartar cabelo

Deve-se evitar sempre jogar cabelos em ralos e pias, pois eles causam entupimento das tubulações, inclusive de sistemas de esgoto!

Mas então o que fazer, se o aterro sanitário não é uma boa opção?

Infelizmente não existem muitas alternativas atualmente. A não ser que seu cabelo seja grande o suficiente par ser doado, não existem muitas opções de descarte consciente disponível.

Para doar o cabelo é recomendável que não tenha química e seja um corte de, pelo menos, 10 cm a 20 cm de comprimento. Corte com alguma pessoa que saiba a maneira correta de cortar para doação. Depois você pode entregar em instituições como:

Algumas empresas estrangeiras utilizam restos de cabelo para fazer pincel de maquiagem e até na fabricação de cimento. Mas não parecem ser opção no Brasil, pois não encontramos locais que fizem-se isso por aqui.

Portanto se você não tem como doar ou seu cabelo não seja grande o suficiente para doação, coloque dentro de saco plástico junto do lixo orgânico que será levado ao aterro sanitário. Se o aterro da sua cidade seguir as leis nacionais, ele deverá ter mantas e malhas de proteção, para evitar a contaminação do solo local.