Como descartar chaves de metal

Como descartar chaves de metal? Posso jogar no lixo comum junto da comida ou elas podem causar problemas para o meio ambiente? Será que podem ser recicladas? Neste post falaremos um pouco sobre o descarte consciente de chave de metal que não vai usar mais, sempre pensando na maneira para evitar a destruição do meio ambiente.

Dicas para descartar chaves

As chaves de metal não devem ser jogadas no lixo comum, pois assim como outros resíduos de metal, leva anos e anos para se decompor no meio ambiente. Ou seja, seu acúmulo irá causar problemas para gerações futuras e pode prejudicar a fauna e flora local.

Os materiais utilizados nas chaves de metal costumam ser aço inoxidável, o alumínio, o latão e o zamac (liga metálica com zinco, alumínio, magnésio e cobre). Todos esses metais podem ser reciclados diversas vezes, para serem reaproveitados na fabricação de outros produtos como fios, embalagens, antenas, lacres, panelas, talheres, ferramentas etc.

Como descartar chaves
Dicas para descartar chaves de metal

Além da reciclagem também existe a possibilidade do upcycling, que é o reaproveitamento de objetos antigos para criação de novas coisas. Alguns exemplos de upcycling com chaves são pulseiras, porta chaves, quadros decorativos, relógio e até como peso na barra da cortina, para a cortina não levantar tão fácil com o vento. Existem diversas outras idéias de artesanato com chaves na web, é só dar uma procurada no Google.

Caso não tenha como reaproveitar, então deixe junto com os resíduos de metal que serão coletados pela reciclagem. Se não houver coleta onde você mora, dê uma ligada para prefeitura, normalmente eles possuem o cadastro das empresas que fazem este serviço.