Como descartar máquina de costura

Como descartar máquina de costura? Posso jogar no lixo comum ou será que pode ser reciclada como outros aparelhos eletrônicos? E se for máquina de costura manual? Pode ser reciclada? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de máquina de costura, sempre pensando na melhor opção para evitar prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar máquina de costura

As máquinas de costura são feitas de plástico, ferro, circuitos eletrônicos e outros produtos que levam anos e anos para se decompor no meio ambiente. Se jogadas no lixo comum que é levado ao aterro sanitário, irão se acumular, traazendo prejuízos para fauna e flora local.

Elas são produtos eletrônicos como qualquer outro, e portanto podem ser recicladas. Mas infelizmente no Brasil não existe empresa que faça este tipo de reciclagem.

Assim como outros produtos eletrônicos, a máquina de costura está na lista de equipamentos eletrônicos objetos de logística reversa, fazem parte da política de gestão dos resíduos sólidos. Na logística reversa, você envia a máquina para o fabricante, e eles ficam responsáveis pelo descarte consciente do produto.

Portanto caso tenha alguma máquina de costura de marca que ainda seja disponibilizada no Brasil, tente contato com o fabricante responsável para saber se eles possuem opção de logística reversa.

Como descartar máquina de costura
Dicas para descartar máquina de costura

Se a empresa não tiver logística reversa, e a máquina de costura ainda esteja funcionando, doe para algum amigo ou familiar. Também existem instituições de caridade que aceitam estes tipos de produtos, eles reformam e vendem para arrecadar dinheiro. Tente procurar no Google algum local que seja perto da cidade onde mora.

Você também pode procurar a assistência técnica da marca da sua máquina de costura. Dependendo da condição da máquina, eles poderão consertar e revender o equipamento.

Evite jogar no lixo comum, a máquina de costura é um aparelho grande, que ficará acumulando com outros produtos no aterro sanitário. A escolha ideal é o reaproveitamento, se ela não estiver funcionando, doe para alguém que queira utilizar na decoração da casa ou de uma loja. No caso de máquinas antigas, procure antiquários.