Como descartar discos de vinil

Como descartar discos de vinil? Pode jogar no lixo comum ou será que tem opção de reciclagem, para evitar contaminação do meio ambiente? Será que tem local que recebe doação? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de discos de vinil, sempre pensando na melhor maneira, para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar discos de vinil

O vinil é um plástico conhecido como policloreto de vinila ou mais comumente chamado de PVC. Este tipo de plástico leva centenas de anos para se decompor no meio ambiente. Além disso, devido à acidez e temperaturas do solo no aterro, os vinis podem liberar solventes que são adicionados ao plástico, causando contaminação da fauna e flora local. Portanto não deve nunca ser jogado no lixo comum!

O PVC é um plástico 100% reciclável e está presente nas embalagens de água mineral, refrigerantes, sucos, brinquedos e outros produtos. Mas infelizmente o disco de vinil possui compostos químicos adicionados, sua reciclagem não é tão simples e não é fácil de encontrar, nem em outros países. Para falar a verdade, não conseguimos encontrar nenhum posto de reciclagem que trabalhe com vinil no Brasil.

Portanto o que recomendamos é que você doe seus vinis para alguém que vá continuar escutando. Se não tiver amigos ou conhecidos para doar, procure instituições, bibliotecas ou bazares de rua e até sebos. Eles poderão arrecadar um dinheiro com os discos antigos. Você também pode anunciar a doação nas redes sociais como Facebook ou Twitter.

Como descartar discos de vinil
Dicas para descartar discos de vinil

Além disso você também pode tentar vender em sites como Mercado Livre, OLX e outros. Caso não queira cobrar nada, coloque um valor simbólico para que alguém compre, ou pelo menos pague o frete de envio.

Outra dica para quem gosta de criar coisas para decoração, é fazer upcycling dos discos de vinil, que é o reaproveitamento deles ao invés do descarte. Algumas coisas que você pode fazer são: relógio para prender na parede, porta copos, mesinha de canto, organizador de livros, abajur, decanso de pratos etc. No Google você pode encontrar diversas dicas interessantes.

Evite ao máximo descartar junto ao lixo comum que é levado ao aterro!