Como descartar janelas de PVC

Como descartar janelas de PVC? Devo jogar no lixo comum ou será que elas podem ser recicladas? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de janelas de PVC, sempre pensando na melhor maneira para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar janelas de PVC

As janelas de PVC são feitas de PVC, como especificado no nome. O PVC é um material plástico que leva centenas de anos para se decompor no meio ambiente. Por isso nunca deve ser descartado no lixo comum, senão ficarão acumulando no aterro sanitário, trazendo problemas para gerações futuras.

Felizmente o PVC é um material 100% reciclável, como qualquer outro termoplástico (polímero artificial que pode ser remoldado quando submetido à altas temperaturas). No caso das janelas de PVC, podem ser reutilizadas e possuem vida útil de 50 anos. Só após esse tempo é recomendado o envio para o posto de reciclagem. O posto de reciclagem irá recolher sobras da janela e encaminhá-las para o reciclador.

Elas são consideradas mais ecoeficientes que as famosas janelas de alumínio, pois possuem um ciclo de reciclagem que respeita o meio ambiente e não consome excedente de combustíveis no processo.

Portanto, caso tenha uma janela antiga de PVC na casa, você poderá removê-la e entregar pessoalmente no posto de reciclagem de plástico da sua cidade. Ou deixar junto com o lixo de plástico que é levado pela coleta residencial. Normalmente são os mesmos postos que fazem reciclagem de móveis de plástico e outros produtos.

Como descartar janelas de PVC
Dicas para descartar janelas de PVC

Se a janela ainda estiver boa, você pode doá-la para algum vizinho ou conhecido, que possa continuar utilizando a janela em sua casa. Como especificamos anteriormente, elas possuem vida útil média de 50 anos.

Não havendo opção para doar e se na sua cidade não houver reciclagem de PVC, infelizmente não vai ter jeito. Você terá que chamar a coleta de entulho, pois a coleta de lixo não leva produtos deste tamanho. Nunca descarte na rua, pois você poderá ser multado. Em algumas cidades a multa chega a 1500 reais.