Como descartar instrumentos musicais

Como descartar instrumentos musicais? Será que existe local para doação no Brasil? Ou será que podem ser reciclados para não serem enviados para o aterro sanitário? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de instrumentos musicais, sempre pensando na melhor maneira, para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar instrumentos musicais

Os instrumentos musicais são feitos em sua maioria de plástico, metal ou madeira. São produtos que vão levar anos para se desfazer no meio ambiente, por isso o ideal é não enviar para o aterro sanitário junto ao lixo comum da casa! Além disso, dependendo do tamanho do instrumento, os trabalhadores da coleta nem irão levar, deixando o instrumento na rua, poluindo o local. Lembre-se que descarte de lixo na rua, gera multa!

As partes de metal e plásticos até podem ser separadas e recicladas, mas no Brasil não parece que temos postos de reciclagem para este tipo de produto. Não conseguimos encontrar nenhum local que faça reciclagem de instrumento musical.

Como descartar instrumentos musicais
Dicas para descartar instrumentos musicais

Mesmo que existissem, não valeria a pena enviar para reciclagem, uma vez que esses instrumentos podem ser doados para serem reaproveitados. Inclusive, várias instituições aceitam instrumentos até com defeitos que possam ser consertados. Não é porque você não quer mais, ou não tenha espaço para guardar, que o instrumento não possa mais ser tocado por outras pessoas.

Algumas instituições que aceitam doações de instrumentos são:

Para encontrar algum local perto de onde você mora, coloque no Google sem as aspas, “doar instrumento musical CIDADE ESTADO”. Veja se aparece alguma instituição de caridade que esteja recebendo. Outra dica é postar nas redes sociais explicando que tem instrumento para doar, veja se alguém conhece algum local que esteja recebendo.

Aqueles que não quiserem doar ou não encontrarem uma instituição para doação, podem tentar vender em sites como Mercado Livre, Amazon, OLX e outros sites de venda. No próprio Mercado Livre é possível colocar um preço baixinho, para que a pessoa que deseja, pague o frete e os custos. Mas atenção! Alguns instrumentos não podem ser enviados pelos Correios, existe limite de tamanho.