Como descartar móveis de plástico

Como descartar móveis de plástico? Devo jogar no lixo comum para ser levado ao aterro ou posso enviar para reciclagem, como fazemos com as garrafas PET e outros produtos? A seguir falaremos um pouco sobre o descarte consciente de móveis feitos de plástico, para evitar prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar móveis de plástico

Os móveis de plástico normalmente são feitos com os polímeros polipropileno ou ABS. Dois tipos de plástico muito parecidos em durabilidade e conforto. A principal diferença entre eles é que o ABS é um plástico com mais brilho nas cores. São produtos que duram muitos anos sem quebrar, podem ficar com arranhões, mas ainda estarão funcionais. Temos ainda a madeira plástica (ou madeira ecológica), material criado a partir da reciclagem de rejeitos de polímeros adicionados a outros materiais como serragem de madeira, carbonato de cálcio, pigmentos e plastificante.

Tanto os móveis de polipropileno quanto os de ABS e os de madeira plástica são 100% recicláveis, essa é a notícia boa! Pois o plástico demora quase 100 anos para se decompor no meio ambiente. Por isso não devem ser enviados para o aterro sanitário, pois irão se acumular trazendo prejuízos para gerações futuras.

Como descartar móveis de plástico
Dicas para descartar móveis de plástico

Mas antes de enviar para o posto de reciclagem da sua cidade, caso os móveis ainda estejam bons, veja se algum conhecido quer os móveis para continuar usando. Às vezes você enjoou ou está achando muito arranhado para sua casa, mas outra pessoa pode aproveitar, sem se preocupar com isso.

A doação também é uma opção, você pode procurar instituições de caridade ou até bazares da sua cidade, para ver se não querem ficar com os móveis. Assim o produto não será destruído.

Antes de enviar para o posto de reciclagem, entre em contato com o local para ter certeza que fazer a reciclagem deste tipo de produto. Alguns cooperativas que fazem reciclagem de garrafas e sacas plásticas, nem sempre trabalham com a reciclagem de móveis, mesmo que seja o mesmo polímero utilizado nelas.

No estado do Rio de Janeiro, Ceará e Goiás existe a opção do Programa Ecoenel projeto da empresa de energia elétrica Enel. A pessoa entrega o produto para reciclar e ganah bônus na conta de luz. Verifique se na sua cidade tem algo parecido.

Nunca deixe móveis de plástico na rua como se estivesse doando para alguém carregar, você poderá ser multado por estar jogando lixo na rua. A coleta de lixo não costuma levar produtos deste tamanho! Se não tiver opção, leve você mesmo ao local de descarte ou chame uma empresa que remova entulho.

1 comentário em “Como descartar móveis de plástico”

Os comentários estão encerrado.