Como descartar bastões de trekking

Como descartar bastões de trekking, de trilha/caminhada? Devem ser jogados no lixo comum ou será que podem ser reciclados? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente do bastão de trekking, sempre pensando na melhor maneira para evitar prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar bastões de trekking

Os bastões de trekking possuem três seções diferentes, a manopla, hastes, e a ponteira com rosetas. A manopla pode ser feita de cortiça, espuma ou plástico. Já as hastes podem ser feitas de duralumínio (produto resistente muito utilizado na indústria aeronáutica) ou fibra de carbono. As ponteiras são de aço, tungstênio ou carbono.

Como é possível perceber, nem todos os materiais utilizados em sua fabricação são recicláveis. A reciclagem de fibra de carbono, por exemplo, ainda é rara, mas ela pode ser reaproveitada na fabricação de outros produtos.

Também não conseguimos encontrar aqui no Brasil nem em outros países, empresas que trabalhem com a reciclagem de bastões de trilha. Apesar de ser um esporte na natureza, por enquanto os bastões não são amigos da natureza.

Como descartar bastões de trekking, trilha
Dicas para descartar bastões de trekking, trilha

Neste caso aconselhamos a utilizar seu bastão de trekking o máximo que for possível ser utilizado. Quando não puder utilizar na trilha, veja se é possível aproveitá-lo para alguma coisa dentro de casa. Como suporte ou decoração. Assim você evita jogar fora.

Não sendo possível mais utilizar, jogue no lixo comum como qualquer outro produto que não é enviado para reciclagem. Infelizmente ele irá se acumular por anos e anos no aterro sanitário, e poderá trazer prejuízos para gerações futuras.