Como descartar utensílios esmaltados

Como descartar utensílios esmaltados? Devo jogar xícara, prato ou outro utensílio esmaltado no lixo comum quando eles estragam? Será que não podem ser reciclados para não prejudicar o meio ambiente? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de utensílios e louças esmaltadas.

Dicas para descartar utensílios esmaltados

Os utensílios e louças esmaltadas são feitos principalmente de ferro que recebem uma camada de esmalte, mas também podem ser feitas de aço ou alumínio. Essas peças são queimadas em alta temperatura (850°C), o que dá o aspecto vitrificado (de vidro), que é o esmaltado. Por isso esses tipos de utensílios são delicados, e precisam de cuidados especiais para não riscar ou perder o brilho do esmalte, com produtos abrasivos.

Como descartar utensílios esmaltados
Dicas para descartar utensílios esmaltados

Como esses utensílios são feitos de ferro, aço ou alumínio, eles podem ser reciclados com produtos semelhantes. São feitos com recursos minerais 100% recicláveis. Algumas empresas de esmaltados até recomendam que a pessoa deixe separado junto aos produtos que serão levados pela coleta seletiva.

Apesar da recomendação das empresas, não conseguimos encontrar postos de reciclagem que especifiquem sobre a fazerem ou não reciclagem de utensílios e louças esmaltadas. Você precisará verificar com os postos de reciclagem da sua cidade, para saber se aceitam esse tipo de utensílio. Caso não saiba onde ficam os postos onde você mora, entre em contato com a prefeitura, pois eles possuem cadastro destes tipos de empresas.

Mas antes de fazer o descarte, se os utensílios ou louças ainda estiverem boas para serem utilizadas, doe para algum amigo ou conhecido que esteja precisando. Você também pode doar para bazares, que poderão revender as peças e ganhar um dinheiro.

Caso não queira descartar nem doar, a dica é fazer decoração da casa, dando um visual vintage ao local. No Google você pode encontrar várias dicas de decoração com estes tipos de produtos.

Deixe um Comentário