Como descartar porcelana

Como descartar porcelana? Será que pode reciclar para não prejudicar o meio ambiente? A porcelana está presente em louças, pisos, panelas e outros objetos de casa. A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de porcelana quebrada ou não. O que fazer se tiver muitas peças de porcelana que não queira mais utilizar?

Dicas para descartar porcelana

A porcelana é feita da cerâmica branca, composta principalmente de argila, quartzo, caulim e feldspato. Ela se diferencia da cerâmica comum, por ter aspecto de vidro, é resistente e praticamente não tem poros.

Apesar de ser composta por materiais naturais, a porcelana demora centenas de milhares de anos para se decompor no meio ambiente. Isso acontece pois as porcelas são cerâmicas esmaltadas, que passaram por processo de vitrificação, quando a cerâmica é revestida com material vítreo. Esse material a deixa impermeável e dificulta a penetração de agentes de biodegradação como fungos. Portanto ficarão se acumulando no aterro sanitário, podendo trazer perigos para os catadores e problemas para gerações futuras como enchentes.

A porcelana é um produto que pode sim ser reciclado, mas infelizmente o processo é bem difícil e não está disponível no Brasil. Inclusive em outros países não é fácil de encontrar, existem empresas que transformam as peças em outros formatos, para reaproveitar ao invés de jogar fora.

Como descartar porcelana
Dicas para descartar porcelana

Portanto o ideal é tentar o reaproveitamento ou reutilização da peça de porcelana. No Japão existe até uma arte chamada de Kintsugi, que é uma técnica para reparar peças de cerâmica quebradas com laca espanada ou misturada com pó de ouro, prata ou platina. No Google você pode encontrar várias de artesanato com porcelana quebrada.

Se o que você tiver forem louças, e elas não estiverem quebradas, doe para algum conhecido ou entregue em bazares ou instituições de caridade. Mesmo que você não queira, outras pessoas poderão aproveitar o produto. Alguns artistas fazem mosaicos com pedaços de porcelana quebrada.

Não havendo opção para doar ou reaproveitar, então será preciso descartar no lixo comum com lixo de comida, que é será levado pela coleta de lixo. Mas antes de descartar no saco, embale bem os pedaços de porcelana com várias folhas de jornal ou papelão, e depois em saco bem vedado. Isso deve ser feito para evitar que o trabalhador se machuque ao pegar o saco com pedaços de porcelana quebrada.