Descartar chapa de raio-x, radiografias

Como descartar chapa de raio-x corretamente? O que fazer com radiografias velhas? Será que pode reciclar chapas de raio-x? Qual o descarte consciente de materiais radiológicos? Veja agora o que fazer com raio-x velho para proteger sua privacidade e realizar o descarte correto.

Descartar chapa de raio-x, radiografias

É muito importante não jogar a chapa de raio-x direto no lixo comum pois elas contêm materiais tóxicos em sua composição como, por exemplo, a prata, e irá contaminar o solo e a água.

A melhor maneira de descartar as radiografias é enviando para reciclagem. A prata da radiografia pode ser recuperada por completo e tem valor em dinheiro. Alguns postos conseguem tirar 500 g de prata de 2,5 mil chapas. A prata pode ser usada como matéria-prima para outras coisas e o plástico da chapa pode ser transformado em embalagem.

Procure por um posto de reciclagem da sua cidade, se não souber onde verifique na Prefeitura. Se não existirem postos de reciclagem de radiografias, verifique nos hospitais ou clínicas da sua cidade, algumas delas aceitam as chapas velhas e possuem pontos de coleta.

Medico olhando radiografia, como descartar chapa de raio-x
Descartar chapa de raio-x, radiografias

Que tal aprender a reciclar produtos em casa?

Algumas instituições de caridade aceitam as chapas de raio-x que são enviadas para leilão, mas não são todas cidades que possuem este recurso.

Caso não encontre local que aceite as chapas velhas, embale com jornal e sacos plásticos, embale bem e jogue no lixo comum. Ficando bem embalado elas não irão contaminar o solo e água quando for jogado no aterro sanitário.

Deixe um Comentário