Como descartar lonas

Como descartar lonas? Será que lonas furadas podem ser recicladas? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de lonas, para evitar prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar lonas

As lonas utilizadas para cobrir piscina, carro, barco, telhado e várias outras utilidades, normalmente são feitas de polietileno, PVC (Vinil), algodão ou algum outro tipo de plástico. Portanto não devem ser jogadas no lixo comum, o plástico leva centenas de anos para se decompor no meio ambiente.

Esses materiais podem ser reciclados, mas infelizmente no caso da lona a reciclagem não é tão simples. De acordo com alguns sites de empresas, a lona se prende no equipamento de reciclagem, causando problemas nas instalações. No Brasil não parece existir este tipo de reciclagem, não conseguimos encontrar empresa que faça este tipo de serviço.

Existem algumas empresas de embalagens que possuem logística reversa, como a IVC Embalagens. Nestes casos é possível devolver o produto danificado para eles, e eles irão fazer o descarte correto. Verifique com o fabricante da sua lona, se existe essa possibilidade com a lona que você possui.

Como descartar lonas
Dicas para descartar lonas, será que recicla?

A melhor opção neste caso é a reutilização da lona, fazer upcycle de lonas. Você pode cortar pedaços pequenos da lona para utilizar dentro de casa como piso ou revestimento, ou criar sacolas/bolsas reutilizáveis de mercado ou criar barraca de acampamento.

Caso ainda esteja utilizável e não queira reaproveitar, doe para algum conhecido ou alguém que vá utilizar a lona. Esse tipo de produto tem durabilidade bem alta e pode ser útil para outra pessoa.

Evite jogar no lixo comum que é levado ao aterro sanitário, pois como é um produto resistente, irá demorar muitos anos para se decompor, trazendo prejuízos para gerações futuras.