Como descartar compressor de ar

Como descartar compressor de ar? Devo jogar no lixo comum ou será que pode ser enviado para reciclagem? A seguir falaremos um pouco sobre o descarte consciente de compressor de ar, para evitar a destruição do meio ambiente.

Dicas para descartar compressor de ar

O compressor de ar é um equipamento que converte movimentos mecânicos gerados por energia elétrica ou motores a diesel e gasolina, em ar comprimido. Ou seja, ele transforma energia mecânica em pneumática, sendo uma fonte contínua de ar. Pode ser utilizado em vários setores de produção e manutenção como na indústria automobilística, clínicas dentistas, equipamentos agrículas e outros. Por isso existem modelos de baixa pressão, média pressão e alta pressão.

Mas os componentes desses comprossores não costuma ser muito diferente. Eles são feitos de partes metálicas, partes plásticas, filtros de ar, componentes elétricos e óleos. Alguns componentes podem sim ser reciclados!

Como descartar compressor de ar
Dicas para descartar compressor de ar

Portanto o compressor de ar não deve ser jogado no lixo comum junto de restos de comida, pois no aterro sanitário irá levar centenas de anos para se decompor, além de trazer prejuízos para gerações futuras como enchentes e outros problemas com solo e água.

Antes de se desfazer do seu compresso de ar, se ele ainda estiver funcionando, veja se tem alguma oficina ou algum outro local que não queira ficar com seu equipamento. Se não estiver quebrado, poderá ser utilizado por mais alguns anos. Outra dica é tentar vender em sites como Mercado Livre ou OLX, se não precisar do dinheiro venda por um preço simbólico.

Não havendo ninguém para doar ou vender seu equipamento, tente contato com o fabricante do seu compressor de ar. Verifique se eles não possuem a opção de logística reversa, na qual você envia o equipamento para eles e eles ficam responsáveis pelo descarte (reciclagem e aterramento). Na Política Nacional de Resíduos Sólidos a logística reversa deveria estar disponível para produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Se o fabricante não quiser pegar o equipamento, tente entrar em contato com o posto de reciclagem de produtos eletrônicos da sua cidade. Caso não saiba o endereço, fale com a prefeitura pois eles costumam cadastrar estes tipos de empresas. Talvez seja necessário que você mesmo deixe o equipamento no local de reciclagem.

Os compressores de ar não devem ser deixados no lixo comum, nem jogados em terrenos abandonados ou deixados na rua. Você pode ser multado por deixar lixo na rua!