Como descartar refil de odorizador de ambiente click spray

Como descartar refil de odorizador de ambiente click spray? Devo jogar no lixo comum junto da comida ou será que os refis vazios podem ser reciclados? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de refil do odorizador de ambiente também conhecido como aromatizador ou desodorizador, na versão Click Spray. Sempre pensando na melhor maneira, ou menos pior, para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar refil de odorizador de ambiente click spray

No Brasil temos diversas marcas de odorizadores de ambiente na versão Click Spray, aquela que você prende na parde e aperta o dispositivo somente quando quer liberar o cheirinho do spray.

Os refis destes produtos normalmente são feitos em alumínio com uma ponta de plástico, por onde o produto é liberado. O material é o mesmo utilizado em outros tipos de produtos spray como desodorantes, spray de inseticidas, e outros produtos tóxicos e inflamáveis.

É um produto inflamável e nunca deve ficar próximo ao calor. Nem mesmo dentro de carro eles devem ser deixados, pois há risco de explosão devido aos gases propelentes no seu interior. Além disso as embalagens vazias nunca devem ser perfuradas ou reutilizadas para outros fins.

Por isso que o descarte no lixo comum não é recomendado, pois a embalagem vazia irá levar centenas de anos para se decompor no meio ambiente, trazendo prejuízos para gerações futuras. E mesmo a embalagem vazia, pode conter resquício de compostos voláteis como o cloreto de metila, produto que causa danos ao ambiente e à saúde das pessoas.

Esses tipos de embalagens podem ser reciclados e fazem parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Seu descarte correto seria responsabilidade do fabricante, comerciante e do Estado. Antigamente existiam os Pontos de Entrega Voluntária (PEV), onde era possível descartar as embalagens vazias, mas não conseguimos encontrar informações sobre esses PEVs no site do Governo. Eles falam que os PEVs existem e que é possível apenas descartar medicamento, pneu, óleo lubrificante, bateria de carro e lata de alumínio.

Como descartar refil de odorizador de ambiente click spray
Dicas para descartar refil de odorizador de ambiente click spray

Tente verificar diretamente com o fabricante do produto que você comprou, talvez eles possam informar algum local onde você pode levar as embalagens vazias para logística reversa. Caso não tenha mais a embalagem de papel externa do refil, procure o telefone da empresa no site do fabricante.

Não conseguindo falar com o fabricante, verifique se algum posto de reciclagem de alumínio da sua cidade aceita este tipo de embalagem. Caso não saiba o local correto, entre em contato com a prefeitura, pois eles possuem cadastro dessas empresas.

Evite descartar no lixo comum, como falamos anteriormente, essas embalagens são problemáticas para o meio ambiente, pois vão se acumulando no aterro sanitário, trazendo vários problemas para fauna e flora local.