Como descartar purificadores de ar

Como descartar purificadores de ar? Será que devem ser jogados no lixo comum para o aterro sanitário ou podem ser reciclados? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de purificador de ar, sempre pensando na melhor maneira, ou menos pior, para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar purificadores de ar

Os purificadores de ar são produtos eletrônicos e nunca devem ser descartados no lixo comum, que é levado para o aterro sanitário. Esses equipamentos contém partes de plástico, metal, filtro de papel, fibras de vidro ou malha, e circuitos eletrônicos. São materiais que levam centenas de anos para se decompor no meio ambiente, trazendo prejuízos para gerações futuras.

Como descartar purificadores de ar
Dicas para descartar purificadores de ar

Esses aparelhos possuem partes recicláveis e outras não recicláveis. Assim como outros aparelhos eletrônicos, eles fazem parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, na qual deveria haver a opção de logística reversa para descarte. Nesta logística reversa, você envia o produto para o fabricante e ele fica responsável pelo descarte correto do equipamento.

Antes de falar com o fabricante, caso o purificador de ar ainda esteja funcionando, tente doar para alguma pessoa que poderá continuar utilizando o aparelho. O melhor é sempre manter em uso, para evitar jogar fora.

Se não encontrar ninguém para doar, entre em contato com o fabricante do seu purificador de ar e veja se eles possuem opção de logística reversa. Se existe algum local onde você pode deixar o equipamento que não deseja mais.

Caso o fabricante não tenha opção na sua cidade, verifique se o posto de reciclagem de eletrônicos da sua cidade aceita receber este produto. Se não souber onde fica, fale com a prefeitura, pois eles possuem cadastro destes tipos de empresas.

Evite jogar no lixo comum junto dos restos de alimentos!