Como descartar tapume e calhas de alumínio

Como descartar tapume e calhas de alumínio? Será que devo jogar no lixo comum que é levado ao aterro sanitário ou pode ser reciclado? Neste post trazemos algumas dicas sobre descarte consciente de tapumes e calhas feitas de alumínio, sempre pensando na melhor opção (atual – 2021) para o meio ambiente.

Dicas para descartar tapume e calhas de alumínio

Os tapumes e calhas de alumínio não devem ser jogados no lixo comum, pois o alumínio é um material que demora bastante tempo para se decompor no meio ambiente, de 200 a 500 anos. Portanto vai trazer vários prejuízos para gerações futuras como enchentes e outros problemas.

O mais recomendado para os tapumes e calhas de alumínio é a reciclagem, este tipo de material pode ser reciclado infinitamente sem perder suas propriedades. Os tapumes de alumínio já são conhecidos como tapumes ecológicos junto com os tapumes feitos de madeira, celulose, plástico e feitos de outros resíduos, que também podem ser reciclados.

Na reciclagem são criados lingotes ou chapas de alumínio, que são vendidos para indústrias criarem outros produtos e embalagens de alumínio.

Mas antes de enviar para reciclagem, se a calha ou o tapume ainda estiverem utilizáveis, verifique se não tem algum conhecido para doar, ou alguma empresa de construção. Mesmo que não seja mais útil para você, outra pessoa poderá utilizar o produto um pouco mais, antes de fazer o descarte correto.

Como descartar tapume e calhas de alumínio
Dicas para descartar tapume e calhas de alumínio

Não havendo ninguém para doar, deixe a calha ou o tapume separados junto aos produtos de alumínio que são coletados pela empresa de reciclagem onde mora. Se na sua cidade não existir coleta residencial, você mesmo pode entregar o alumínio no posto. Caso não saiba o local, entre em contato com a prefeitura da cidade onde você mora, eles costumam ter o cadastro desses tipos de empresas.

Você também pode encontrar empresas de reciclagem de alumínio buscando no Google por “empresas reciclagem de alumínio CIDADE”, se as aspas e substituindo pelo nome da sua cidade.