Como descartar soundbar, alto-falantes Bluetooth e outros

Como descartar soundbar, alto-falantes Bluetooth, amplificadores, sintetizadores, splitter box e outros aparelhos de áudio? Tem algum aparelho de áudio antigo em casa e não sabe o que fazer? A seguir trazemos algumas dicas de descarte consciente de sounbar, alto-falantes Bluetooth e outros aparelhos eletrônicos semelhantes. Sempre pensando na melhor maneira para evitar a destruição do meio ambiente.

Dicas para descartar soundbar, alto-falantes Bluetooth

As soundbars, também conhecidas como barras de som, os alto-falantes Bluetooth, amplificadores e outros equipamentos relacionados a áudio, são aparelhos eletrônicos feitos com partes de metal, de plástico e circuitos eletrônicos. Alguns deles ainda podem conter baterias em seu interior. Portanto nunca devem ser descartados no lixo comum que será levado ao aterro sanitário!!

Esses tipos de equipamentos vão levar centenas de anos para se decompor na natureza, além disso podem causar contaminação da fauna e flora local.

Soundbars, alto-falantes Bluetooth, amplificadores e outros aparelhos eletrônicos de som que estejam com defeito ou antigos, fazem parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Portanto devem ser enviados para reciclagem de produtos eletrônicos.

Como descartar soundbar, alto-falantes Bluetooth e outros
Dicas para descartar soundbar, alto-falantes Bluetooth e outros

A primeira dica é entrar em contato com o fabricante do seu equipamento, várias marcas disponibilizam a opção de logística reversa. Com isso você pode enviar o equipamento para eles e eles irão realizar o descarte correto do equipamento. Verifique o telefone do fabricante no Google ou outro mecanismo de busca na web.

Se o fabricante não disponibilizar esta opção, verifique se na sua cidade existe coleta residencial de lixo eletrônico. Se houver, deixe separado junto de produtos parecidos, para ser levado por eles.

Se não houver coleta, você mesmo pode entregar no posto de reciclagem de produtos eletrônicos de onde você mora. Várias cidades do Brasil contam com os postos do Eco Ponto, que são locais de entrega voluntária de produtos recicláveis. Entre em contato com a Prefeitura da sua cidade para saber onde ficam os locais de reciclagem de eletrônicos, eles possuem cadastro desses tipos de empresas.

Ou você pode buscar no Google algo como “reciclagem eletrônicos CIDADE ESTADO” sem as aspas, substituindo CIDADE e ESTADO pela cidade e estado em que você mora. Dê uma ligada para o local antes, para ter certeza que ainda estão funcionando.

Uma dica de empresa que faz este tipo de reciclagem é a Green Eletro, que possui postos em quase todo o país. Você pode encontrar os postos de reciclagem nesta página oficial. Vai pedir para ver sua localização, clique em “Permitir”. Os locais mais pertos de onde você mora aparecerão no mapa.

Lembre-se, nunca deixe o aparelho jogado em canto na rua, em terreno baldio ou no lixo de comida. Isso só irá trazer problemas para natureza e para gerações futuras.