Como fazer descarte de carcaça animal

Como fazer descarte de carcaça animal? O que fazer se houver alguma carcaça animal no jardim? E em restos mortais de animais de estimação? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de carcaça animal, sempre pensando na preservação do meio ambiente.

Dicas para fazer descarte de carcaça animal

Carcaça, cadáver ou restos mortais de animais, são compostos normalmente por ossos, músculos e gordura. Em grandes quantidades pode ser perigoso para saúde das pessoas do local e para o meio ambiente, pois pode estar contaminada por agentes patogênicos causadores de infecção ou doenças infecciosas. No Brasil as carcaças de animais são consideradas resíduos sólidos e devem ser destruídas o mais rápido possível.

Se a carcaça for de animal selvagem, pegue utilizando luvas e máscara e coloque dentro de sacos plásticos resistentes, para não furar. Depois entre em contato com a prefeitura da cidade onde você mora e pergunte se existe local de transbordo de cadáver animal.

São Paulo, Rio de Janeiro e outras cidades possuem locais onde você pode deixar os restos animais. Esses postos realizam incineração, compostagem, queima ou algum outro método de descarte dos restos do animal morto. Sendo que a compostagem é considerada a alternativa viável para a destinação final de cadáveres de mamíferos herbívoros domésticos de médio e grande porte em propriedades rurais, por ter menor custo.

No caso de animais de estimação existe a possibilidade de cremação dos restos mortais ou de enterro, dependendo da cidade. Aqueles que não têm condição de pagar e possuem jardim em casa, podem optar por enterrar o companheiro no quintal. Mas atenção! É preciso tomar alguns cuidados neste caso, para evitar proliferação de doenças e contaminação do solo ou água local. O cadáver do animal deve ser embalado em sacos bem resistentes e colocado em covas fundas. Tenha muito cuidado se escolher esta opção! Enterrar animal morto pode ser considerado crime ambiental.

Como fazer descarte de carcaça animal
Dicas para descarte de carcaça animal

Você pode encontrar postos de cremação animal no Google, busque algo como cremação animal CIDADE ESTADO, substituindo pela cidade e estado em que você mora. Dê uma ligada para o local, antes de levar seu companheiro, para ter certeza que ainda estão funcionando.

Clínicas veterinárias também podem informar os locais para enterro e cremação na sua cidade. Por isso converse com seu veterinário, ele poderá dar as instruções necessárias.

Para quem não tiver como pagar pela cremação, enterro ou não tenha quintal, tente entrar em contato com a Prefeitura de onde você mora. Algumas cidades possuem serviço de recolhimento de animais mortos no local, o Rio de Janeiro é um exemplo delas.

1 comentário em “Como fazer descarte de carcaça animal”

  1. É precisamos mais do que saber onde e como descartar é evitar CONSUMISMO, O ACUMULADOR DE EMOCOES É O ACUMULADOR DE COISAS E MUITAS VEZES SEM FOCO . DAÍ A DIFERENCA DO COLECIONADOR, MAS É UM FIO DE NAVALHA ESSA DIFERENÇA.

Os comentários estão encerrado.