Como descartar anticongelantes

Como descartar anticongelantes? Posso jogar pelo ralo da pia ou é perigoso para o meio ambiente? Será que existe reciclagem para esse composto químico? A seguir trazemos algumas dicas sobre descarte consciente de anticongelantes, sempre pensando na melhor maneira para preservação da natureza.

Dicas para descartar anticongelantes

Os anticongelantes podem ser feitos de metanol, etileno glicol ou propilenoglicol. São compostos químicos tóxicos, portanto nunca devem ser descartados pelo ralo da pia ou pelo vaso sanitário, pois poderão causar contaminação da fauna e flora local. Além disso podem estragar o encanamento da residência e também são tóxicos para humanos! Em caso de derramamento, não toque, deve-se utilizar material absorvente como a areia, para absorver todo líquido derramado.

Se uma pessoa beber este produto químico pode ocorrer depressão do sistema nervoso, incluindo vômito, sonolência, insuficiência respiratória, convulsões, distúrbio gastrintestinal, efeitos cardiopulmonares, dano renal, coma e até a morte.

Os anticongelantes para carro são considerados resíduos automotivos perigosos de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Deveria haver opção de logística reversa, na qual você devolve o produto para o fabricante e eles ficam responsáveis pelo descarte correto do produto. Mas infelizmente não é tão simples assim.

Por isso o recomendado é utilizar o produto até acabar. Se você não pretende utilizar, doe para algum familiar ou amigo para que o produto não precise ser descartado.

Não encontrando alguém para doar, verifique se oficinas de carros ou postos de gasolina aceitam o produto que você não quer mais. Eles poderão utilizar o produto ou fazer o descarte correto junto de outros produtos químicos que utilizam. Normalmente produtos químicos utilizados por autopeças e oficinas mecânicas são reciclados para reutilização.

Como descartar anticongelantes
Veja dicas de como descartar anticongelantes

Se nem a oficina ou posto quiserem, verifique se na sua cidade existe opção de empresa de reciclagem ou de descarte de resíduos químicos. Entre em contato com a prefeitura, pois eles possuem cadastro desses tipos de empresas. Você também pode busca no Google algo como reciclagem produtos químicos CIDADE, substituindo o CIDADE pela cidade que você mora.

Lembre-se, não jogue pelo ralo nem no vaso sanitário, nem no chão de terra do jardim. Este produto entra em contato com o solo e água, contaminando tudo ao redor.