Como descartar fluido de freio

Como descartar fluido de freio? Pode jogar pelo ralo ou vaso sanitário? Será que é reciclável para reaproveitamento? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de fluido de freio, para evitar a contaminação do meio ambiente.

Dicas para descartar fluido de freio

O fluido de freio é um produto químico tóxico, ele pode conter ácido bórico, etileno glicol, polietileno glicol, dietileno, entre outros. Possui toxicidade aguda por via oral, prejudica fertilidade ou feto, e ainda pode ser nocivo se ingerido. Além disso é nocivo para organismos aquáticos.

Portanto nunca jogue o fluido de freio pelo ralo da pia ou vaso sanitário! Além de prejudicar o encanamento, você estará contribuindo para destruição da fauna e flora local, podendo causar morte de peixes e outros organismos do ambiente aquático.

Como descartar produtos tóxicos, limpa telhas, desentupidor, outros

Mantenha o produto bem vedado em seu frasco original. Se o produto ainda estiver utilizável doe para alguém que queira utilizá-lo no motor, assim não será necessário o descarte.

Não havendo alguém para doar, ou se o fluido de freio estiver ruim para ser utilizado, recomendamos entregar em alguma oficina ou autopeças da sua cidade. Como esses locais trabalham com este produto, eles costumam possuir contato com empresas que realizam o descarte correto. Essa empresa irá fazer tratamento para reutilização ou para o descarte em segurança.

Outra opção é verificar se na sua cidade existe empresa de tratamento de resíduos químicos, eles realizam a neutralização do produto ou incineração. Se não souber onde fica, entre em contato com a prefeitura, eles possuem cadastro destes tipos de empresas.

Fluido de freio precisa ser descartado conforme a regulamentação local, regional, nacional e internacional.

Informações importantes

O fluido de freio pode causar irritação na pele, nos olhos, prejudicar a fertilidade ou o feto e provocar danos nos rins. Manuseie com muito cuidado, utilizando luvas e óculos de proteção. Não inale poeira ou gases do produto, se tiver derramado, abra bem as janelas para ventilar o local.

No caso de derramamento, o produto deve ser removido com materiais absorventes não combustível como terra ou areia. Depois que o produto for absorvido do chão, passe a terra para um recipiente vedado e entregue nos locais recomendados.

Em caso de qualquer acidente, procure ajuda médica.