Como descartar mamadeira

Como descartar mamadeira? Pode jogar direto no lixo de comida? Será que as mamadeiras usadas podem ser recicladas? A seguir trazemos algumas dicas sobre descarte consciente de mamadeiras, para evitar a destruição do meio ambiente.

Dicas para descartar mamadeira

A mamadeira de bebê pode ser feita de plástico ou de vidro, são materiais que não devem ser jogados no lixo comum junto do lixo de comida, pois demoram muitos anos para se decompor no meio ambiente. Podem causar prejuízos para gerações futuras.

Se a mamadeira ainda estiver utilizável, lave bem e doe para alguma pessoa que esteja precisando. Ou entregue em algum bazar ou instituição de caridade, eles poderão encontrar alguém que possa utilizar o produto ao invés de jogar fora.

Não conseguindo alguém para doar, utilize as mamadeiras como recipiente para guardar biscoitos, balas ou algo parecido em viagens. Também pode ser utilizado para medir líquidos na cozinha (se tiver graduação), ou para lavar pincéis. Outra dica é dar para alguma criança para brincar.

Não havendo ninguém para dar ou doar, verifique se embaixo da mamadeira aparece alguma numeração de reciclagem com o triângulo em volta. Se houver, remova o bico e coloque junto do lixo plástico (se ela for de plástico) ou o lixo de vidro, que será recolhido pela empresa de reciclagem da sua cidade.

Como descartar mamadeira
Dicas para descartar mamadeira

Caso não haja coleta de produtos recicláveis onde você mora, você mesmo pode entregar no post de reciclagem. Para descobrir o endereço da empresa, entre em contato com a prefeitura pois eles possuem cadastro desses locais.

Outra dica é buscar no Google algo como “reciclagem de plástico CIDADE ESTADO” sem as aspas, substituindo pela cidade e estado em que você mora. Dê uma ligada para o local para ter certeza que trabalham com a reciclagem de mamadeiras.

Normalmente mamadeiras de plástico são número 7 de reciclagem, são plásticos que podem ser reaproveitados para reciclagem energética ou para fabricação de madeira plástica. Se tiver numeração na sua mamadeira é que ela pode ser reciclada, se não tiver alguma numeração embaixo é que não pode. Neste caso não haverá alternativa, a não ser o reaproveitamento para outras coisas, ou o descarte no lixo comum.