Como descartar dispenser automático de sabonete

Como descartar dispenser automático de sabonete? Devo jogar no lixo comum junta da comida? Será que pode ser reciclado? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de dispenser automático de sabonete ou sabão, para evitar a destruição do meio ambiente.

Dicas para descartar dispenser automático de sabonete

O mais importante que você não deve fazer é descartar no lixo comum, essas saboneteiras automáticas contêm componentes de plástico, de metal e circuitos eletrônicos. São produtos que demoram centenas de anos para se decompor no meio ambiente. Além disso alguns desses dispensers podem conter bateria, se ela vazar poderá causar contaminação do solo e água local.

Portanto o ideal é, se o aparelho ainda estiver funcionando, não jogue fore. Doe para algum conhecido que possa continuar utilizando. Assim o produto é utilizado até que quebre, evitando seu descarte.

Não encontrando alguém para doar, remova a pilha ou a bateria e verifique se o posto de reciclagem de eletrônicos da sua cidade aceita este tipo de produto. Se aceitarem, eles irão separar os componentes, fazendo a reciclagem individual do plástico, do metal e das placas de circuitos.

Apesar de ser um produto que teoricamente faz parte da Politica Nacional de Resíduos Sólidos, infelizmente não temos como confirmar se todas reciclagens de eletrônicos aceitam esse dispenser automático.

Como descartar dispenser automático de sabonete
Dicas para descartar dispenser automático de sabonete

Caso não tenha idéia se na sua cidade tem reciclagem de produtos eletrônicos, entre em contato com a prefeitura. Eles costumam ter cadastro de todas essas empresas. Quem preferir pode procurar no Google algo como “reciclagem de produtos eletronicos CIDADE ESTADO” sem as aspas, e substituindo pela cidade e estado em que você mora. Dê uma ligada para o local, antes de levar, para ter certeza que fazem reciclagem de dispenser eletrônico de sabonete.

Descarte as pilhas e bateria em local próprio, nunca no lixo comum, pois elas liberam produtos tóxicos!