Como descartar garrafas de água reutilizáveis

Como descartar garrafas de água reutilizáveis? Será que as garrafas reutilizáveis de alumínio, inox e de plástico, podem ser recicladas para não ficarem acumulando como as garrafas PET comuns? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de garrafas de água reutilizáveis, sempre pensando na melhor maneira para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar garrafas de água reutilizáveis

As garrafas PET comuns de água, refrigerantes e outras bebidas, têm um impacto terrível na poluição do meio ambiente. De acordo com reportagem no The Guardian de 2017, por minuto são vendidas 1 milhão de garrafas de plástico no mundo. É por isso que o uso de garrafas reutilizáveis são uma ótima alternativa para o meio ambiente. Assim paramos de utilizar um produto que levará centenas de anos para se decompor no meio ambiente. E que, para piorar, ainda libera microplásticos na água, destruindo a fauna e flora no mundo todo.

Garrafas reutilizáveis podem ser feitas de plástico, vidro, alumínio, aço inoxidável e silicone. Infelizmente algumas delas não são recicláveis. Somente as garrafas que tiverem o símbolo de reciclagem, poderão ser separadas para processamento. Ao comprar sempre verifique na parte inferior da garrafa se existe o símbolo de reciclagem. Se não houver, ela não poderá ser reciclada e irá contribuir para o acúmulo de lixo quando descartada.

Como descartar garrafas de água reutilizáveis
Dicas para o descarte de garrafas de água reutilizáveis

Garrafas reutilizáveis de vidro e de alumínio podem ser recicladas como todos os outros produtos de vidro e de alumínio. No caso de garrafas plásticas ou de inox, verifique sempre se existe o símbolo de reciclagem. Se houver, deixe separada com os produtos corretos que serão levados pela coleta de reciclagem. No caso das garrafas de silicone, até podem ser recicladas, mas infelizmente não existem empresas no Brasil que fazem esse serviço.

É importante remover canudos e outros componentes que não são feitos do mesmo material, e separá-los de acordo.

Garrafas não recicláveis e partes das garrafas que forem feitas de produtos não recicláveis, deverão ser descartados no lixo comum que será levado ao aterro sanitário. No caso das garrafas não recicláveis, recomendamos utilizar a garrafa para outras coisas ao invés de descartá-la.

Dicas do que fazer com a garrafa reutilizável para não jogar fora

Aí vão algumas dicas de coisas que você pode fazer para não jogar a garrafa fora:

  • se a garrafa estiver utilizável, doe para alguma pessoa;
  • se ela for graduada com mililítros, utilize para medir líquidos em receitas;
  • utilize para carregar alimentos desidratados;
  • utilize com o mixer para misturar líquidos e não precisar de colher;
  • use como rolo de massa no preparo das suas receitas;
  • utilize para encher o bebedor de água do seu cachorro ou gato;
  • use como um regador para molhar suas plantas;
  • utilize como um vasinho para flores, existem dicas de decoração para criar vasos de garrafas;
  • utilize como cofre para moedas.

Mesmo que muitas das garrafas reutilizáveis não sejam recicláveis, elas irão gerar um menor impacto no meio ambiente do que as garrafas PET comuns. Portanto, dê preferência para utilizar e reutilizar seu produto, até que não seja mais possível. Assim você estará reduzindo o impacto negativo no meio ambiente.