Descarte de aerosol, como e onde descartar?

Como é feito o descarte correto de aerosol? Muitas pessoas escrevem errado, inclusive em sites, mas o correto é aeroSSol, sim com dois “s” e mesmo som de “sapo”. Aerossol são as latas de desodorante, bombas de asma e outros produtos feitas de material metálico com gás e líquido dentro. Veja a maneira correta de descartar os aerossóis abaixo.

Descarte de aerosol (aerossol)

Latas de aerossol de inseticidas, desodorantes, bombas de asma, de tintas e outros aerossóis podem sim ser reciclados! A maioria das pessoas jogam direto no lixo comum da casa e isto está errado! Pois possuem gás e elementos químicos perigosos como zinco, chumbo, manganês, cádmio, níquel e mercúrio.

Mas é importante lembrar que não são recicladas como metal reciclável, as latas de aerossol têm que ser enviadas para postos de reciclagem específicos devido aos gases propelentes dentro delas, que podem causar explosão. 

Atualmente os gases usados nos aerossóis são propano, butano e o gás liquefeito de petróleo (GLP). Mesmo quando acaba o conteúdo do produto, a lata ainda pode ter resquícios do gás que é extremamente inflamável.

Descarte de aerosol aerossol
Descarte de aerosol aerossol

Para descartar utilize o conteúdo da embalagem até o final, o máximo possível. Nunca fure ou amasse a lata senão explode! Remova as partes plásticas e envie o aerossol para o posto específico na sua cidade. Caso não saiba onde fica, ligue para a Prefeitura para descobrir.

Caso não tenha posto de reciclagem na sua cidade, verifique com a Prefeitura se possuem local para descarte de produto perigoso. Se tiverem é só levar até o local.

Se não tiver reciclagem nem coleta de produto perigoso na sua cidade não tem jeito, coloque com o restante do lixo da casa. Mas faça isso somente em último caso!

Deixe um Comentário