Como descartar mochilas

Como descartar mochilas? Devo jogar no lixo comum ou será que podem ser enviadas para reciclagem? As mochilas servem para tantas coisas, que por mais que amemos elas, chega um momento em que é preciso descartá-la. Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de mochilas, sempre pensando na melhor maneira para evitar a destruição do meio ambiente.

Dicas para descartar mochilas

Mochilas são feitas de tecidos diferentes que podem ser naturais ou sintéticos. Existem mochilas feitas com algodão, poliéster, nylon, lona, polipropileno, PVC e couro. Todos esses tipos de tecidos podem ser reciclados, mas alguns são mais difíceis de reciclar do que outros.

A reciclagem de tecido pode ser mecânica ou química. No caso da mecânica, o tecido é triturado e as fibras usadas como enchimentos em sofás, edredons, carpetes, sacos de boxe e outros. Já na reciclagem química, ocorre recuperação das características do material e pode ser feita apenas com poliéster, nylon e elastano. O produto criado pode ser reutilizado na indústria têxtil ou química na produção de plásticos.

Existem algumas marcas de mochila que possuem opção de logística reversa da mochila usada como, por exemplo, a Curtlo. Você pode enviar a mochila para eles e eles irão fazer a reciclagem da mesma. Primeiro tentam recuperar a mochila. Se não for possível, a matéria-prima é usada na produção de estojos e outros produtos da marca. Mas eles aceitam somente mochilas da Curtlo. Portanto verifique com o fabricante da sua mochila se eles possuem este tipo de serviço.

Dicas para descartar mochilas
Dicas para descartar mochilas

Caso o fabricante não tenha logística reversa, verifique se na sua cidade existe posto de reciclagem de tecido. Entre em contato com a prefeitura, pois eles possuem cadastro destes tipos de empresas. Outra opção é procurar por empresas de reciclagem de tecido no Google.

Mas antes de enviar para reciclar, se a mochila ainda estiver boa, recomendamos doar sua mochila para outra pessoa que possa continuar utilizando. Evite ao máximo o descarte do produto!