Como descartar porta-latas

Como descartar port- latas? Devo jogar no lixo comum com lixo de comida, ou será que pode ser separado para reciclagem? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de porta-latas, sempre pensando nas melhores maneiras para evitar prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar porta-latas

Os porta-latas são feitos de vários materiais diferentes. Existem versões de porta latas feitos de neoprene, isopor, plásticos (polipropileno, poliuretano etc), alumínio e outros materiais. Um dos mais utilizados atualmente são os de neoprene, pois matêm a temperatura da lata, são maleáveis e leves.

A maneira de descarte do porta-latas dependerá do material utilizado na sua fabricação.

No caso dos porta-latas de neoprene, que é um tipo de borracha, ele pode ser reciclado. Existem alguns estados brasileiros que possuem o serviço de reciclagem de borracha como São Paulo e Rio de Janeiro. Na reciclagem, o neoprene é misturado com outros tipos de borrachas para criação de novos produtos para área médica, setor de esportes, carros e outros.

Porta-latas de isopor também podem ser reciclados. Isopor é poliestireno, um polímero atóxico que é 100% reciclável. Para enviar para reciclagem deixe separado com produtos de plástico.

Se o porta-latas for de alumínio com plástico, também poderá ser reciclado, pois tanto o alumínio quanto o plástico utilizados como material, são produtos recicláveis.

Dicas para descartar porta-latas
Dicas para descartar porta-latas

Portanto, porta-latas que podem ser reciclados, devem ser separados junto com produtos do mesmo tipo que são recolhidos pela coleta de reciclagem. Se na sua cidade não houver coleta, entre em contato com a Prefeitura, eles possuem cadastro desses tipos de empresas, e poderão informar o endereço.

Se na sua cidade não existir reciclagem do material, doe o porta-latas para outra pessoa. Mesmo que você não queira, outras pessoas podem utilizar para outros fins como, por exemplo, porta-lápis, vaso de planta etc. Não jogue no lixo comum que é enviado para o aterro sanitário. Esses porta-latas levam centenas de anos para se decompor no meio ambiente e poderão trazer problemas para gerações futuras.