Como descartar cera de bigode

Como descartar cera de bigode, barba e cabelo? O que fazer com cera modeladora quando passa da validade ou estraga, aparecendo mofo? Pode jogar no lixo comum ou pelo ralo da pia ou tem alguma restrição? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte de cera modeladora.

Como descartar cera de bigode, barba e cabelo

A cera modeladora, conhecida também como cera de bigode ou para bigode, barba e cabelo, normalmente são feitas a partir de cera de abelha, composto orgânico de origem animal, ou cera microcristallina, também conhecida como parafina micro, composto orgânico derivado do petróleo. Existem ainda versões com ceras derivadas da soja e ceras do coco.

Esses tipos de cera são os mesmos utilizados na fabricação de velas, capas de queijos e outros produtos do dia a dia.

Se a cera de bigode for fabricada com cera de abelha, soja ou coco, ela é biodegradável e irá decompor mais rápido no meio ambiente. Já a cera para bigode feita com parafina, não é considerada biodegradável pois os elementos do petróleo demoram anos para se decompor no meio ambiente. Justamente por isso, ela também não é compostável.

Como descartar cera de bigode, barba e cabelo
Dicas para descartar cera de bigode, barba e cabelo

Qualquer uma dessas ceras modeladoras são produtos que não podem ser reciclados, portanto devem ser utilizados até que acabe. Somente a latinha pode ser lavada e separada para reciclagem com materiais semelhantes.

Portanto se a sua cera modeladora ainda estiver boa, doe para alguém que possa continuar utilizando o produto até o final. Se ela estragou ou mofou, não tem jeito, infelizmente você terá que descartar no lixo comum que é levado para aterro sanitário. Evite jogar diretamente em ralos de pia ou vaso sanitário, pois a cera pode se prender a outros resíduos na tubulação e causar entupimento.