Como descartar cartela de comprimidos

Como descartar cartela de comprimidos? Devo jogar no lixo comum com alimentos ou será que podem ser separadas para reciclagem? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de cartelas de comprimidos e pílulas, sempre pensando na melhor maneira, para evitar a destruição do meio ambiente.

Dicas para descartar cartela de comprimidos

As cartelas de comprimidos ou de pílulas (também conhecidas como blíster), são embalagens que contêm duas partes. A parte de filme plástico onde ficam as bolhas para guardar os comprimidos, normalmente feita de policloreto de vinila (PVC) ou poliacetato de vinila (PVA). E a parte que é uma folha de alumínio laminado, utilizada para cobrir e selar, deixando os comprimidos/pílulas protegidos contra oxigênio e umidade.

O processo de reciclagem da embalagem blíster é bastante complicado, pois é difícil fazer a separação dessas duas camadas. Mas esta opção já existe, inclusive no Brasil. Alguns laboratórios possuem opção de você enviar as embalagens para eles, como uma logística reversa. Eles entregam as embalagens para a empresa apropriada, que irá fazer reciclagem. As embalagens são transformadas em matéria prima para fabricação de portas, rodapés, batentes e guarnições.

Uma empresa que faz este serviço para reduzir o impacto no meio ambiente, é a Novartis. Portanto caso você tenha muitas embalagens, tente contato com o fabricante do seu medicamento para saber se eles têm este tipo de serviço disponível.

Como descartar cartela de comprimidos
Dicas para descartar cartela de comprimidos

Se não houver, não jogue no lixo comum que irá para o aterro sanitário! Estas embalagens demoram centenas de anos para se decompor no meio ambiente, trazendo prejuízos para gerações futuras.

Se possível descarte as cartelas de comprimidos em pontos de coleta disponíveis em farmácias, supermercados e postos de saúde. Esses locais possuem contrato com empresas que poderão fazer o descarte correto. Se a reciclagem não for possível, os produtos serão incinerados e as cinzas enviadas para aterros especiais.

Neste site oficial da Roche você pode encontrar uma busca por pontos de coleta. Digite seu CEP com traço ou digite a cidade onde mora, depois clique em “Buscar”. Vai abrir um mapa com todos os endereços próximos do local, clique nos balõezinhos verdes para ver mais detalhes do posto de entrega voluntária.