Como descartar boiler

Como descartar boiler? O boiler pode ser reciclado para não descartar no lixo comum? O que fazer com boiler antigo ou caso vá trocar o da sua casa para um maior? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de boiler, sempre pensando na melhor maneira para o meio ambiente.

Dicas para descartar boiler

O boiler é um reservatório térmico de água, que pode ser a gás, elétrico ou solar e ter de 50 a 5 mil litros. São feitos de partes metálicas, aço inoxidável, com partes plásticas. No caso do elétrico e solar, podem ter componentes elétricos, como circuitos.

De qualquer forma, são componentes que podem ser reciclados e não devem ser enviados para o aterro sanitário, pois irão se acumular, trazendo problemas para gerações futuras.

Antes de enviar para reciclagem, se o boiler ainda estiver funcionando, doe para algum familiar ou conhecido. Você pode inclusive procurar assistências técnicas de marcas, para ver se eles não querem ficar com o equipamento. Lembrando que sempre existe a possibilidade de venda do equipamento por sites como o Mercado Livre.

Caso não tenha alguém para doar e não consiga vender o equipamento, existem algumas marcas de boiler que possuem opção de logística reversa. Na logística reversa, você envia o equipamento usado ou com defeito para a marca, e eles realizam o descarte consciente do mesmo.

Como descartar boiler
Dicas para descartar boiler

Um exemplo é a Aquecenorte, revendedor oficial de marcas de boilers como Cumulus, Orbis e Thermotini. Eles fazem reciclagem de todos equipamentos. Portanto tente entrar em contato com a marca do seu produto e veja se eles possuem esta opção. Se não conseguir, tente contato com a assistência autorizada da marca, para saber se podem ficar com o boiler usado.

Se a marca não possuir esta opção, então deixe separado junto de produtos de metal que serão recolhidos pela coleta de reciclagem. Caso não haja coleta onde você mora, fale com a prefeitura para descobrir o posto de reciclagem de material metálico na sua cidade. Eles possuem cadastro dessas empresas, e a própria pessoa pode entregar no local.

Evite ao máximo o descarte no lixo comum, e tenha cuidado, pois dependendo do tamanho do boiler, a coleta de lixo não irá levar o equipamento. Se deixar na rua, você poderá ser multado!