Como descartar ossos de carne

Como descartar ossos de carne? Devo jogar no lixo comum que é levado ao aterro sanitário ou precisa ter algum cuidado especial? A seguir trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de ossos de carne, sempre pensando na melhor maneira para o meio ambiente.

Dicas para descartar ossos de carne

É importante lembrar que ossos de carne de boi podem ser utilizados para o preparo de caldos e serem consumidos em sopas, molhos, guisados e outros pratos, para fazer farofa de tutano (osso da perna), e outros pratos. É um alimento rico em colágeno.

Portanto ao invés de jogar fora, ele pode ser aproveitado antes do descarte. Caso não vá aproveitar os ossos para fazer alguma receita, veja se tem alguém que gostaria de utilizá-los. Assim você irá evitar o descarte imediato.

Os ossos de carne de boi não são recomendados para fazer compostagem, pois são rígidos e demoram para degradar. Com isso liberam mau cheiro e atraem animais indesejados. Portanto evite colocar no balde de compostagem, caso você tenha um. Se quiser utilizar na compostagem mesmo assim, o recomendado é cozinhar primeiro, depois triture e coloque na compostagem. Isso irá reduzir o odor liberado.

Aqueles que não possuírem composteira, devem descartar os ossos juntos de outros resíduos orgânicos, que são os restos de comida que serão levados pela coleta de lixo. Embale bem como costuma fazer com outros alimentos, para evitar que o rasgue e atraia roedores. No aterro sanitário, os ossos irão se decompor naturalmente como os outros alimentos.

O aterro sanitário apropriado é uma das opções inclusive para descarte de carcaça de boi. Mas deve-se enterrar à uma certa profundidade e colocar cal. Além do aterro sanitário, no caso de carcaças pode-se fazer o descarte por autoclavação (mas gera mau cheiro) ou incineração, sendo esta última o melhor destino para carcaças.

Como descartar ossos de carne
Dicas para descartar ossos de carne

A Embrapa disponibiliza em seu site oficial um passo a passo para a compostagem de carcaças de grandes animais, que serve para bovinos (neste link, clique em cima da foto do documento que ele irá abrir).

Faça como se fosse uma cama com pedaços pequenos e picados de folhas, serragem, silagem e esterco seco e cubra-o com o mesmo material. Em 30 dias, a decomposição de forma segura estará feita. Se você está se perguntando sobre o mau cheiro, as folhas inibem o odor e ainda, é possível usar os restos do material como adubo. Depois dos 30 dias pode utilizar o resíduo como adubo.

Mas lembre-se que ossos de carne bovina podem ser aproveitados em receitas, evite o descarte direto. No Google você encontrar diversas receitas com ossos bovinos.