Como descartar pote plástico de salada e frutas

Como descartar pote plástico de salada e frutas? Devo jogar no lixo comum ou será que podem ser reciclados? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de potes de saladas e de frutas cortadas que são vendidos nos mercados. Sempre pensando na melhor maneira, para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar pote plástico de salada e frutas

O principal que você precisa saber é que não deve jogar esses potes plástico no lixo comum, junto com lixo de alimentos e outros lixos orgânicos. Se forem levados ao aterro sanitário, vão levar centenas de anos para se decompor no meio ambiente, trazendo prejuízos para gerações futuras.

Como descartar pote plástico de salada e frutas
Dicas para descartar pote plástico de salada e frutas

A maioria dos potes de saladas e frutas picadas de mercado são potes de plástico que pode ser reciclável. Eles possuem a numeração da reciclagem embaixo do pote. Esses números podem ser de 1 a 7:

  1. PET ou PETE (Tereftalato de polietileno)
  2. PEAD (Polietileno de alta densidade)
  3. PVC (Policloreto de Vinila ou cloreto de vinila)
  4. PEBD (Polietileno de baixa densidade)
  5. PP (Polipropileno)
  6. PS (Poliestireno)
  7. Outros plásticos

Todos são plásticos recicláveis, e podem ser lavados e separados junto com outros produtos plásticos que serão coletados pela reciclagem da sua cidade.

Se não houver coleta residencial onde você mora, entre em contato com a prefeitura para saber onde fica o posto de reciclagem. Eles possuem cadastro desses tipos de empresa. Você mesmo pode deixar os potes no posto de reciclagem.

Caso não exista opção de reciclagem, se os plásticos ainda estiverem bons para serem utilizados, recomendamos doar para alguém que possa continuar utilizando o produto até que não seja mais possível. Ou você pode fazer artesanato com os potes (existem várias idéias no YouTube), ao invés de descartá-los. O intuito é evitar que o plástico seja enviado para o aterro sanitário.