Como descartar produtos biodegradáveis

Como descartar produtos biodegradáveis? Devem ser jogados no lixo comum junto dos resíduos de alimentos ou podem ser separados para reciclagem? Neste post trazemos algumas dicas sobre o descarte consciente de produtos biodegradáveis, sempre pensando na melhor maneira para não prejudicar o meio ambiente.

Dicas para descartar produtos biodegradáveis

Antes de especificar, é importante informar que os produtos biodegradáveis (sacolas, talheres de plástico, pratos, copos, sacolas ou recipientes para levar alimentos para viagem, entre outros) foram criados para minimizar o impacto na natureza. São produtos que, teoricamente, podem se decompor naturalmente pela ação de microrganismos como bactérias e fungos, sob certas condições de temperatura, umidade, oxigênio, luz e nutrientes. E esta decomposição costuma ocorrer entro de semanas ou meses.

Mas, infelizmente, sua decomposição não é simples assim.

A verdade é que, como precisam de condições específicas para se decompor adequadamente, podem produzir emissões nocivas de gases efeito estufa quando deixados no aterro sanitário. Eles produzem dióxido de carbono e metano na decomposição. Por isso o descarte no aterro sanitário não é recomendado.

Produtos biodegradáveis também não podem ser reciclados na reciclagem comum. Isso acontece pois eles contêm plástico misturados com outros aditivos que não podem ser reciclados. Se forem misturados com plásticos comuns na reciclagem, produzirão novos materiais de qualidade inferior.

Como descartar produtos biodegradáveis
Dicas para descartar produtos biodegradáveis

Além disso a maioria desses produtos não podem ser colocados na compostagem doméstica, pois como possuem plástico e aditivos em sua composição, vão se decompor em pedaços menores de material à base de plástico, prejudicando a compostagem. Eles precisam passar por compostagem industrial, um tipo de compostagem que atinge temperatura maior que a doméstica, normalmente 50ºC.

O produto feito de plástico biodegradável pode ser tão ruim para o meio ambiente quanto os feitos de plástico comum. Pois nem sempre é possível conseguir o descarte adequado para que o produto passe pelo tratamento necessário. Mas de qualquer forma, são considerados uma solução mais “amiga” do meio ambiente, pois sua decomposição é mais rápida que os plásticos comuns, que levam centenas de anos.

Portanto o ideal é não utilizar, não importa se é produto plástico comum ou biodegradável, dê preferência para a reutilização e redução do consumo desses tipos de produtos. Assim você irá retardar o acúmulo de plásticos no meio ambiente. Se comprou produto biodegradável, procure local na sua cidade que possua compostagem industrial de plásticos biodegradáveis.